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#42468
Com o fim da escravidão no Brasil, no final do século XIX, circulou no país a ideia de Democracia Racial numa tentativa de embranquecimento da população. Entretanto, percebe-se que até hoje o nosso país não superou os dramas do racismo contra a população negra. Para isso, a adesão de políticas de inserção social e a ampliação do ensino das questões étnicas-raciais se configuram como meios para combater a problemática em questão.
Em primeiro lugar, cabe destacar que o racismo se organiza de forma estruturada em toda a sociedade e, dessa maneira, contribui para a segregação dos negros no país. Partindo da ideia do sociólogo potiguar Jessé Souza, pode-se afirmar que essas populações vivem na condição de "subcidadãos", ou seja, não tem os seus direitos garantidos como prevê a Constituição. Sendo assim, esses indivíduos, que nunca tiveram acessos aos seus direitos e sempre foram marginalizados e fadados ao preconceito e a exploração, são uma evidencia clara do abandono do Estado. Dessa maneira, a promoção de políticas públicas de moradia, emprego, acesso a educação e segurança para esses indivíduos são necessárias para a garantia da sua inserção social na sociedade brasileira.
Além disso, é mister destacar que somente uma educação libertadora pode nos livrar das amarras do preconceito e do racismo, e para isso é necessário o desenvolvimento do pensamento crítico. Nesse sentido, o educador brasileiro Paulo Freire defendia esse ideal tão importante para a compreensão da construção histórica e social do Brasil. É nesse contexto que a ampliação dos debates sobre as questões éticas-raciais se caracterizam como meios de desenvolver essa criticidade do pensamento, pois só assim essa problemática será desmistificada e será possível ter a percepção de como o racismo está tão intrínseco na nossa sociedade.
Portanto, é importante que o Governo Federal, responsável pela garantia dos direitos constitucionais, tome providências para mitigar esse problema. Isso se dará através da ampliação das políticas públicas para os negros por meio de parcerias público-privadas, e pelo incentivo a realização de palestras em todas as escolas do país, combatendo o racismo e informando sobre a necessidade do debate sobre essas realidades. Desse modo, o mito de Democracia Racial será quebrado e a identificação do racismo na atualidade favorecerá o seu combate.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#43093
Olá! Escrevo esse texto como uma forma de poder lhe ajudar a melhorar sua redação.
Inicialmente,há alguns erros no tocante à competência 1 .
No seu 2° desenvolvimento , você colocou " ético- raciais ", o correto seria" étnico - raciais " .
"Democracia Racial " não deve estar grafada em maiúsculo , uma vez que não é nome próprio . Além disso, ausência de assento na palavra " evidência " no D1 . Para finalizar , logo após esse erro ha um erro de concordância verbal , no qual deveria ter sido escrito " é uma... " , ao invés de " são uma... "
No tocante a competencia 2 , você utilizou no desenvolvimento 1 a palavra " nunca " , que confere uma generalização que pode prejudicar a nota nessa área.
Bom uso dos repertório socioculturais .
Na competência 3 , denota- se uma ausência de projeto de texto completa para levar 200 , pois apresenta grandes tópicos frasais , além de uma falha de conexão de ideias na introdução, haja vista que não.foi completamente introduzido a temática de modo claro ,pois você fala que "não superamos os dramas ..." sem , no entanto , deixar claro qual drama seria esse- no geral , a sua introdução poderia ter sido melhorada, haja vista que você poderia ter falado mais dos *caminhos* e não somente das causas do racismo no Brasil. No tocante aos desenvolvimentos, há um projeto de texto ,entretanto ele é prejudicado pela ausência clara dele na introdução .
Na Competência 4 , há uso correto de conectivos intra e inter paragrafais, sem pontos negativos.
Na conclusão, deve - se haver 5 elementos obrigatórios: Agente , ação, modo / meio , finalidade e detalhamento de qualquer um deles para levar nota 200.
Governo federal - Agente
" Ampliação das políticas público- privadas .." Ação
" pelo incentivo de realização de palestras " .. 2° ação.
" desse modo ..." até o fim do texto é a finalidade / detalhamento da ação.
Ausencia do modo / meio , logo nota 160 por ausência de elemento obrigatório.
Espero ter ajudado !

Sua nota ficou 640! Espero ter ajudado! ;)

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