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Por KaioP366
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#129155
No filme de 2021 indicado ao Oscar, “Não olhe para cima “, cientistas alertam sobre a vinda de um meteoro à Terra, mas são desacreditados por uma sociedade negacionista, resultando na destruição do planeta. Fora da ficção, o Brasil também sofre de um problema grave com o negacionismo científico que ao extremo causa estorvos à saúde pública. Com efeito, a revisão do sistema educacional brasileiro, bem como das redes sociais são iniciativas capazes de fazer com que esse dilema seja tratado com a devida importância.

Diante desse cenário, a recusa à ciência evidencia uma falha no ensino básico, nesse sentido, o filósofo alemão Immanuel Kant, proclama que “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Desse modo, o indivíduo que não foi ensinado sobre o rigor do método científico, é incapaz de diferenciá-lo do senso comum, logo, se apega às suas crenças, experiências e ideais, consequentemente, é facilmente manipulável. Dessa forma, o negacionismo científico irá persistir enquanto não houver um ensino de qualidade.

Sob esse viés, as redes sociais fomentam a proliferação de fake news envolvendo ciência, dessa maneira, Voltaire – um dos maiores expoentes do iluminismo – define o preconceito como uma opinião sem conhecimento. Assim sendo, os negacionistas possuem posições equivocadas quanto à ciência devido às falsas informações impulsionadas pelo algoritmo, vale ressaltar que em 2021, período de pandemia da COVID-19, o conteúdo falso antivacina cresceu em 131% no Facebook, segundo uma pesquisa realizada pela USP. Assim, com o vigente algoritmo das plataformas digitais, o negacionismo continuará crescendo.

É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para combater o negacionismo científico. Nessa perspectiva, o Governo Federal em colaboração com a mídia deve iniciar um projeto de divulgação científica, por meio de vídeos, artigos e programas de TV capazes de explicar à população sobre como o processo científico funciona, e regulamentar as redes sociais, assim como é feito na União Europeia. Essa iniciativa teria a finalidade de mitigar a disseminação de desinformações na rede, e de garantir que Brasil seja uma nação, de fato, informada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por KaioP366
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#129157
@juliapalhao
@andreia567
@Sabina
@Deivson123
@Nicky7
@Maria2024
@elloysa

Alguém poderia gentilmente revisar minha redação? Para quem puder ajudar, gostaria que, após a revisão, destacassem os principais erros encontrados no texto, preferencialmente em ordem de importância, e me indicassem áreas que necessitam de melhoria. <3

Vou começar a corrigir as redações do pessoal do forúm, muito obrigado pela ajuda pessoal!
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#129256
Oi, @KaioP366. Vou analisar sua redação.

:arrow: Sua introdução está muito boa.
:arrow: No D1, comece uma nova frase a partir de "nesse sentido", de modo a evitar a aglutinação dos períodos, que é uma falha na estrutura sintática.
:arrow: A argumentação do D1 está boa, mas seria interessante diferenciar, por meio de exemplos, o método científico do senso comum.
:arrow: No D2, o recursos coesivo "dessa maneira" é inadequado. Trata-se de um conectivo com valor conclusivo, que não deve ser utilizado para introduzir uma informação nova.
:arrow: Comece uma nova frase a partir de "Voltaire" (ou do conectivo que você escolher para substituir o "dessa maneira"), de modo a evitar a aglutinação dos períodos, que é uma falha na estrutura sintática.
:arrow: A citação não foi suficientemente articulada ao argumento. A relação entre a definição de "preconceito" de Voltaire e as notícias falsas não pode ficar implícita: deve-se explicá-la.
:arrow: O recursos coesivo "assim sendo" é inadequado. Trata-se de um conectivo com valor conclusivo, que não deve ser utilizado para introduzir uma informação nova.
:arrow: Descreva brevemente como funciona o algoritmo e de que forma isso contribui para o problema.
:arrow: Comece uma nova frase a partir de "vale ressaltar", de modo a evitar a aglutinação dos períodos, que é uma falha na estrutura sintática.
:arrow: Atente-se à repetição próxima do conectivo conclusivo "assim".
:arrow: Na proposta de intervenção, faltou um detalhamento evidente.

:!: Alta prioridade: dominar a estrutura sintática, evitando a aglutinação de períodos; desdobrar mais os argumentos, sem deixar lacunas; não utilizar conectivos conclusivos para introduzir informações novas; e evidenciar o detalhamento da proposta.

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)
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Por KaioP366
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#129258
Muito obrigado @Felipe082, vou estudar esses tópicos e me atentar às falhas que você notou.
<3
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