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Por millenazxl
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No longa-metragem "Extraordinário", o protagonista August possui uma rara anomalia facial, esse diagnóstico dificulta sua inclusão em uma nova escola. Mesmo sabendo se tratar de uma ficção, inúmeros brasileiros também enfrentam desafios diariamente para vencer o capacitismo vigente na sociedade. A partir desse viés, é necessária analisar as razões de tal empecilho.
Nesse sentido, é fundamental entender historicamente a origem da cultura do preconceito com PcD (Pessoa com Deficiência). Isso ocorre, pois se nota a manutenção de uma espécie de "naturalização de um ciclo socioeconômico pautado na persistência da desigualdade", ou seja, muitos dos problemas do Brasil, inclusive, o capacitismo, partem de um processo histórico de omissão ou de exploração cujo efeito traz de volta a recorrência desse grave problema. Um bom exemplo disso é a Grécia Antiga, onde pessoas com deficiência eram tratadas de maneira diferente, o mesmo acontecia no governo Nazista de Adolf Hitler, trazendo consequências até os dias atuais.
Além disso, é válido pontuar a carência de conhecimentos que leva a rejeição dos portadores de necessidades físicas e mentais. Isso acontece porque, embora existam conteúdos informativos disponibilizadas - que não são absorvidos pelo corpo social - a falta de intenção para compreender o assunto dificulta a formação de uma população longe do preconceito. Assim, como base na citação "Não fazemos aquilo que queremos e no entanto, somos responsáveis por aquiles que somos.", do filósofo francês Jean-Paul Sarte, percebe-se o quanto a falta do "querer" de indivíduos tem um impacto negativos na sociedade.
Portanto, diante do panorama brasileiro atual, é reiterada a necessidade de mitigar o evidente capacitismo no país. Assim, órgãos do Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania - por ter a função de promover os direitos humanos de todas as pessoas com deficiência que residem em território brasileiro - crie o "Projeto: MCMP"
(Projeto: Mais Conhecimento e Menos Preconceito) e divulgue através da mídia socialmente engajada, visando expandir o conhecimento da sociedade. Somente assim, cenários como os vividos por Auggie não mais se repetirão no país canarinho.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 144

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 168

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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