Nesse sentido, é fundamental entender historicamente a origem da cultura do preconceito com PcD (Pessoa com Deficiência). Isso ocorre, pois se nota a manutenção de uma espécie de "naturalização de um ciclo socioeconômico pautado na persistência da desigualdade", ou seja, muitos dos problemas do Brasil, inclusive, o capacitismo, partem de um processo histórico de omissão ou de exploração cujo efeito traz de volta a recorrência desse grave problema. Um bom exemplo disso é a Grécia Antiga, onde pessoas com deficiência eram tratadas de maneira diferente, o mesmo acontecia no governo Nazista de Adolf Hitler, trazendo consequências até os dias atuais.
Além disso, é válido pontuar a carência de conhecimentos que leva a rejeição dos portadores de necessidades físicas e mentais. Isso acontece porque, embora existam conteúdos informativos disponibilizadas - que não são absorvidos pelo corpo social - a falta de intenção para compreender o assunto dificulta a formação de uma população longe do preconceito. Assim, como base na citação "Não fazemos aquilo que queremos e no entanto, somos responsáveis por aquiles que somos.", do filósofo francês Jean-Paul Sarte, percebe-se o quanto a falta do "querer" de indivíduos tem um impacto negativos na sociedade.
Portanto, diante do panorama brasileiro atual, é reiterada a necessidade de mitigar o evidente capacitismo no país. Assim, órgãos do Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania - por ter a função de promover os direitos humanos de todas as pessoas com deficiência que residem em território brasileiro - crie o "Projeto: MCMP"
(Projeto: Mais Conhecimento e Menos Preconceito) e divulgue através da mídia socialmente engajada, visando expandir o conhecimento da sociedade. Somente assim, cenários como os vividos por Auggie não mais se repetirão no país canarinho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 144
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 192
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 184
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.