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#50990
Na obra "Brasil uma bigrafia",as historiadoras Lilian Scwarcz e Heloisa Starling apontam ao leitor idiossincrasias da sociedade brasileira. Dentre elas, destacam-se "a dificil e torturosa construção da cidadania". Embora o país possua uma legislação mais avançadas do mundo, muito do que nela prevê, não se concretiza. Tal fato é evidenciado no ambito do analfabetismo no Brasil, tendo em vista que apesar dos brasileiros possuirem acesso a uma boa educação como direito cinstitucional, a insuficiencia do estado associado a uma falta de conhecimento por parte dos brasileiros, faz com que a cidadania não seja gozada por todos de maneira plena.
Diante desse cenario, podemos ressaltar a ausencia de medidas governamentais como um fator colaborativo para a manutenção da problematica. A constituição Federal de 1988 principal documento legislativo do país, determina o estado como responsavel por promover o direito e acessibilidade a educação de qualidade em todas as esferas. Entretanto, é possivel inferir que tal prorrogativa não tem reverberado com exito, no que tange ao encentivo a frequencia em meios educacionais, tendo em vista de acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE em 2018, que aponta 11,3 milhões de pessoas analfabetas com 15 anos ou mais de idade.
Além disso, a aceitação da restrição da cidadania por parte dos brasileiros provém de um ensino ineficaz e muitas vezes inexistente que acarreta falta de conhecimento sobre os direitos individuais. No livro "Vidas Secas" de Gracilliano Ramos, o protagonista Fabiano, desprovido ao acesso do conhecimento, acaba sendo explorado e humilhado por aqueles que detem o saber. Nesse vies a educação sendo um pilar da sociedade, hoje pode-se enxergar milhares de Fabianos no Brasil. Ao tratarmos da educação de base, compreendida desde a pré-escola até o ensino médio. Sua efetividade nesses primeiros e tenros anos da vida de um indivíduo é primordial para o seu desenvolvimento intelectual, individual e social.
Portanto, pode-se inferir que os caminhos para combater o analfabetismo no brasil é um tema relevante que carece de solução. Logo, é dever do Governo criar mais qualidade a educação, por meio de construções de escolas, com mais vagas e qualidade de ensino para que formem mais cidadões plenos e concientes. Além disso, cabe ao Ministerio da Educação promover palestras, para levar as pessoas que carecem de informação, o conhecimento a importancia da educação em suas vidas. Assim a contrução da cidadania será facilitada e os Fabianos se tornarão, de fato, cidadões plenos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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