Tal indiferença se dá pelo desprezo do Governo Federal em cumprir o que diz o artigo sexto da Constituição Federal. Esse artigo assegura a educação como um direito social de todos os brasileiros. Diante desse cenário, se faz presente a ausência de políticas públicas que deveriam incentivar o ensino dos indivíduos. Com isso, o olhar distante do Estado colabora para a taxa alta de cidadãos analfabetos no Brasil.
Outrossim, a desigualdade social - que é enraizada na contemporaneidade brasileira - corrobora para a problemática. Paralelo a isso, a música "Marvin", da banda Titãs, reflete uma situação concomitante ao analfabetismo: a evasão escolar. Em um trecho, a canção afirma "não botava nem o pé na escola, mamãe lembrava disso a toda hora". Dessa forma, em famílias pobres, a desigualdade social obriga as crianças a desistirem do estudo para trabalhar e sustentar a família. Sob essa ótica, a evasão escolar atrelada à desigualdade são fatores agravantes que contribuem com a permanência do analfabetismo no Brasil.
Portanto, a coletividade e o poder público devem garantir o combate ao analfabetismo no país. Tal combate ocorrerá com a cobrança da diminuição da taxa de analfabetismo no Brasil, feita pelos indivíduos por meio de manifestações pacíficas, com a finalidade de pressionar o Governo Federal a realizar políticas públicas para o fim do analfabetismo. Além disso, o Estado deve criar políticas públicas para diminuir a desigualdade social, por intermédio da distribuição de um auxílio para famílias de baixa renda, com o fito de diminuir a evasão escolar de alunos pobres.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.