Por dudax
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#45628
Dados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional mostram que apenas 70% dos brasileiros são alfabetizados. Embora seja uma conquista, o problema do analfabetismo continua presente, visto que muitos pais não motivam seus filhos aos estudos, tal situação acaba por gerar falta de interesse na vida escolar da pessoa. Dessa forma, em razão da má influência midiática e da formação familiar, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.

Primeiramente, é preciso salientar que a má persuasão da mídia é uma causa latente do problema. Conforme Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia, em vez de promover debates sobre o crescimento do analfabetismo no Brasil e o quão perigoso isso pode ser, influência na consolidação do problema.

Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é a estruturação da família. De acordo com Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Por essa ótica, a problemática do analfabetismo apresenta-se como um pensamento passado de geração para geração, o que dificulta seu extermínio por forças externas, já que o problema encontra-se dentro das casas dos brasileiros estende-se por uma longa linha do tempo.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso é preciso que o Governo em parceria com o Ministério da Cidadania promova uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas e entrevistas em jornais. Tais eventos podem ocorrer em horários com altas audiências, contando com a presença de pessoas que pararam de estudar ainda jovens e que decidiram voltar a estudar para garantir uma vida melhor. Além disso, palestras educacionais devem ser abertas à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância dos caminhos para combater o analfabetismo no Brasil e se tornem cidadãos na busca de resoluções.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
56 Exibições
por 42sassa
0 Respostas 
84 Exibições
por Juliaaag
0 Respostas 
95 Exibições
por lulu12309
0 Respostas 
81 Exibições
por lulu12309
0 Respostas 
92 Exibições
por sawyer
0 Respostas 
55 Exibições
por clarabrillar
0 Respostas 
81 Exibições
por Yasoares
1 Respostas 
76 Exibições
por Ketylen
0 Respostas 
141 Exibições
por marimont
4 Respostas 
271 Exibições
por Petalarafa

Há tráficos de pessoas quando a v&ia[…]

Muito se discute a importância de transforma[…]

A Constituição Federal de 1988, norm[…]

O período da ditadura militar no Brasil se […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM