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#51277
Dados do portal de notícias G1 mostram que houve um aumento de 1.500 mortes violentas em 2020, quando comparado ao ano anterior. Embora o acréscimo tenha sido relativamente baixo se contraposto a outras causas de mortes no ano, o problema da violência urbana continua presente no Brasil, visto que os números crescem gradativamente. Dessa forma, em razão da falta de discussão entre o corpo social e a lacuna educacional, emerge um problema complexo, que precisa ser combatido.

Em primeiro plano, é preciso salientar que o silenciamento da maior parte da população é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma falha em torno dos debates sobre a violência no país, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada.

Em segundo plano, outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma falha educacional. No que tange à violência urbana no Brasil, verifica-se um forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprimento do seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, haja visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.

Portanto, uma intervenção faz-se necessária para amenizar esse quadro. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e agentes da segurança pública. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do combate à violência urbana e se tornem cidadãos atuantes na busca de resolução. A partir dessas ações se consolidará progressivamente uma sociedade mais segura e justa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#51765
Olá, desculpe pela demora. Aqui está sua correção :)

Introdução

Dados do portal de notícias G1 mostram que houve um aumento de 1.500 mortes violentas em 2020* quando comparado ao ano anterior. Embora o acréscimo tenha sido relativamente baixo se contraposto a outras causas de mortes no ano, o problema da violência urbana continua presente no Brasil, visto que os números crescem gradativamente. Dessa forma, em razão da falta de discussão entre o corpo social e a lacuna educacional, emerge um problema complexo, que precisa ser combatido.

Embora você tenha uma boa estrutura e apresentou as duas problemáticas de forma clara, não recomendo começar sua introdução já com um dado, porque, além de pular a apresentação do tema, sua introdução fica com uma cara mais de desenvolvimento, entende? Mas fora isso, tudo de acordo :)

Desenvolvimento I

Em primeiro plano, é preciso salientar que o silenciamento da maior parte da população é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma falha em torno dos debates sobre a violência no país, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada.

Boa estrutura textual e bom repertório, só achei sua argumentação um pouco rasa. Aqui, por exemplo, é onde você poderia ter colocado dados para comprovar sua tese.

Desenvolvimento II

Em segundo plano, > recomendo sempre diversificar seus conectivos, pois você já usou "em ... plano" no D.I. outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma falha educacional. No que tange à violência urbana no Brasil, verifica-se um forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprimento do seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, haja visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.

Achei sua segunda argumentação bem melhor que a primeira, pois você problematizou mais os seus argumentos. Só recomendo que você use mais conectivos e concluir o parágrafo com uma análise geral do tema.

Conclusão

Portanto, uma intervenção faz-se necessária para amenizar esse quadro. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e agentes da segurança pública. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do combate à violência urbana e se tornem cidadãos atuantes na busca de resolução. A partir dessas ações se consolidará progressivamente uma sociedade mais segura e justa.

Intervenção completa, só tome cuidado que os 5 critérios exigidos têm de estar claro para o seu corretor. Para isso, recomendo que você use conectivos como "a fim de" (finalidade) e "por meio de" (meio/modo).
#51778
joanavitoria escreveu:Olá, desculpe pela demora. Aqui está sua correção :)

Introdução

Dados do portal de notícias G1 mostram que houve um aumento de 1.500 mortes violentas em 2020* quando comparado ao ano anterior. Embora o acréscimo tenha sido relativamente baixo se contraposto a outras causas de mortes no ano, o problema da violência urbana continua presente no Brasil, visto que os números crescem gradativamente. Dessa forma, em razão da falta de discussão entre o corpo social e a lacuna educacional, emerge um problema complexo, que precisa ser combatido.

Embora você tenha uma boa estrutura e apresentou as duas problemáticas de forma clara, não recomendo começar sua introdução já com um dado, porque, além de pular a apresentação do tema, sua introdução fica com uma cara mais de desenvolvimento, entende? Mas fora isso, tudo de acordo :)

Desenvolvimento I

Em primeiro plano, é preciso salientar que o silenciamento da maior parte da população é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Diante disso, verifica-se uma falha em torno dos debates sobre a violência no país, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada.

Boa estrutura textual e bom repertório, só achei sua argumentação um pouco rasa. Aqui, por exemplo, é onde você poderia ter colocado dados para comprovar sua tese.

Desenvolvimento II

Em segundo plano, > recomendo sempre diversificar seus conectivos, pois você já usou "em ... plano" no D.I. outra causa para a configuração do problema é a lacuna educacional. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa perspectiva, se há um problema social, há como base uma falha educacional. No que tange à violência urbana no Brasil, verifica-se um forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprimento do seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, haja visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.

Achei sua segunda argumentação bem melhor que a primeira, pois você problematizou mais os seus argumentos. Só recomendo que você use mais conectivos e concluir o parágrafo com uma análise geral do tema.

Conclusão

Portanto, uma intervenção faz-se necessária para amenizar esse quadro. Para isso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debate sobre a questão no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período do contraturno, contando com a presença de professores, especialistas no assunto e agentes da segurança pública. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância do combate à violência urbana e se tornem cidadãos atuantes na busca de resolução. A partir dessas ações se consolidará progressivamente uma sociedade mais segura e justa.

Intervenção completa, só tome cuidado que os 5 critérios exigidos têm de estar claro para o seu corretor. Para isso, recomendo que você use conectivos como "a fim de" (finalidade) e "por meio de" (meio/modo).
obrigada pela correção! :D <3

No meio do caminho tinha uma pedra,tinha uma pedra[…]

muito obrigada!! É minha primeira reda&cced[…]

É notório que o estigma associado &a[…]

No caso da conclusão a finalidade e o detal[…]

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