Primeiramente, faz-se necessário evidenciar a negligência por parte do governo em relação ao combate à violência sexual contra à infância e juventude no território brasileiro. Nesta perspectiva, é visível o quanto as autoridades vem se apresentando imparcial diante deste quadro, considerando que este problema vêm se agravando cada vez mais com o passar dos anos. Conforme fora conceituado pelo sociólogo alemão, George Simmel, o termo "atitude blasé", denuncia declaradamente o indivíduo que age com apatia em intermédio às circunstâncias que são de sua responsabilidade, o que entra em conformidade com as atitudes governamentais perante o abuso sexual contra o grupo de menores.
Além disto, é essencial indicar o âmbito familiar como propulsor do problema no Brasil, visando que, de acordo com os dados registrados pelo Ministério da Saúde, três crianças ou adolescentes são abusadas sexualmente no país a cada hora, sendo os responsáveis por tal violência, em quase 25% dos casos, o próprio pai ou padrasto destas.
Em vista dos aspectos mencionados, torna-se, portanto, indispensável a luta contra essas barreiras. Com este intuito, avalia-se que é
de extrema necessidade que as instituições escolares, através de aulas e palestras, apresente aos alunos a importância da educação sexual, tornando-os capazes de identificar possíveis situações desta forma de violência e como devem proceder diante de tais circunstâncias. Assim, desenvolvendo uma sociedade mais segura para este grupo que se encontra em situação de vulnerabilidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada