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Por vbeatriz
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6 o direito à educação como necessário a todo cidadão brasileiro. Contanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa a violência nas escolas brasileiras. É uma situação negativa, visto que , o bullying e os assedios sexuais são realidades presentes nas instituições do país, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante.
Em uma primeira análise, deve- se ressaltar a ausência de medidas de autoridades para combater o bullying escolar. Nesse sentido, como mostrado na série Atypical da Netflix, mostra a vida do garoto Sam, um adolescente autista vítima constante de bullying. Fora da ficção, a prática desse tipo de agressão causa diversos danos psicológicos à vítima, o que pode vir a ser uma tragédia se não tratado corretamente. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Ademais é fundamental apontar o assédio sexual como impulsionador desse problema. De acordo com o site do Senado, mais de seis milhões de brasileiros foram diretamente vítimas da violência escolar. Diante de tal exposto, o assédio sexual nas escolas muitas vezes acontecem em sala de aula, por isso a importancia da comnscientização entre os docentes e alunos. Essa conjuntura, segundo o " Contrato Social" de John Locke, configura-se como uma violação dos direitos dos cidadãos, já que o estado não cumpre sua função.
Depreende-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o governo, por meio de políticas públicas, melhore a segurança nas escolas e promova psicólogos para consultas semanais para os alunos, a fim de tornar o ambiente escolar mais seguro. Assim, se consolidará uma sociedade convicta de seus direitos, onde a Constituição está sendo aplicada corretamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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