Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a educação deficitária é um fator do problema. Para Sartre, cabe ao ser humano escolher suas ações, pois é livre e responsável. Porém, o sistema educacional tem se mostrado irresponsável no que diz respeito à violência no âmbito escolar, visto que os métodos de ensino são falhos e os meios de segurança ineficientes. Dessa forma, é preciso intervir sobre a irresponsabilidade educacional para superar o problema.
Além disso, outro fator influenciador é a formação familiar. Aristóteles definiu "família" como a comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, a família tem papel basilar na violência no meio escolar, uma vez que grande parte das famílias ainda adota meios violentos de educação, o que reflete no mau comportamento dos filhos nas escolas. Assim, urge que o seio familiar reconheça o poder que tem em influenciar o coletivo e mude sua postura.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse cenário. Para isso, o Ministério da Educação deve criar programas educacionais para crianças e adolescentes, que visem aconselhar e conscientizar sobre a violência no ambiente escolar, por meio de palestras e entrevistas com psicólogos e pedagogos, a fim de reverter os atos violentos que imperam. Tal ação pode, ainda, conter uma divulgação desses programas em redes sociais para chegar a mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre a formação familiar presente no problema. Dessa maneira, será possível superar a "banalidade do mal" que Hannah Arendt falou, para que, a violência possa ser vista como um apêndice a ser retirado, não como um órgão funcional no corpo social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.