Nesse cenário, ressalta-se, de início, que os descasos do governo é um fator da violência nas escolas brasileiras. Em seu vídeo "Register to vote", a cantora Billie Eilish critica políticos dos quais não dispõem de preocupação com os principais problemas da sociedade. A tese artística de Billie é concretizada no momento que os políticos, improdutivos em relação à sociedade, não se preocupam em tomar atitudes para reverter a violência da qual os estudantes sofrem no ambiente escolar. De fato, o governo possui um papel imperioso no fim dos problemas sociais, assim, urge que o poder público reconheça o poder que tem e mude sua postura negligente.
Além disso, outro fator fortalecedor desse impasse é o "bullying" que muitos estudantes sofrem com frequência. O filme "Carrie, a estranha" retrata uma garota da qual sofre "bullying" diariamente na escola em que estuda e a ela acaba fazendo um massacre na escola. Apesar da garota possuir poderes sobrenaturais, tal filme retrata muito bem a realidade. Já que para fazer um ataque em uma escola não é preciso ter habilidades paranormais. Dessa forma, é de suma importância reverter a prática de opressão para superar o problema.
Portanto, é imprescindível intervir sobre esse cenário antagônico. Para isso, o Estado deve criar campanhas de prevenção a Violência nas Escolas Brasileiras, por meio de entrevistas com psicólogos e a família dos estudantes, a fim de reverter essa violência que impera. Tal ação pode, ainda, conter uma divulgação nas redes sociais para conscientizar outras pessoas sobre o problema. Assim, o governo deixaria de ser negligente. Paralelamente, durante essas entrevistas, deve-se discutir a questão de como o "bullying" afeta drasticamente a vida de um estudante e fazer o máximo para acabar com essa prática. Dessa maneira, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.