Primeiramente é necessário ressaltar que a homotransfobia já é considerada crime no Brasil. Entretanto, devido a negligência do Estado, os casos seguem crescendo cada vez mais. Esse preconceito causa não só medo e insegurança nessas pessoas, mas também, a depressão e em alguns casos suicídio. Em 2019, 329 LGBT’s foram mortos violentamente no Brasil segundo o Grupo Gay da Bahia. É possível observar casos de homotransfobia frequentemente, um caso que ficou bastante conhecido nas redes sociais foi o da jovem
influencer Lara Vicente que foi agredida pelo próprio pai que não aceitava a sua orientação sexual. Esse foi só um dos vários casos que acontecem diariamente no Brasil
Segundamente é válido ressaltar que a sociedade brasileira é construída sobre um modelo de exclusão imposto pelos grupos dominantes. Nesse modelo de sociedade, os indivíduos que não se encaixam no padrão estabelecido são excluídos. A filósofa judia Hannah Arendt, em sua teoria “banalidade do mal”, defende que o comportamento xenofóbico ou preconceituoso passa a ser realizado inconscientemente quando os indivíduos normalizam a situação, o que pode ser comparado com a questão da descriminação contra os LGBT’s. Os grandes agentes facilitadores da propagação de ódio contra os LGBT’s são as redes sociais. Através delas as pessoas expressam suas opiniões, muitas vezes de maneira agressiva, em relação a orientação sexual das outras pessoas, sem se importarem em como as pessoas vão lidar com isso.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Destarte faz-se necessário que a lei contra homotransfobia seja aprimorada pelo Governo. Ademais, é necessário que as redes sociais por meio do bloqueio de comentários, aprimorem suas políticas de segurança contra esse comportamento a fim de combater comentários agressivos contra essa parcela da população. A partir dessas ações espera-se que o Brasil supere este problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.