Em primeira instância, é importante salientar que a adoção irresponsável é um dos principais obstáculos para o combate contra os maus tratos animais. A adoção responsável é um dos quesitos usados para a realização da adoção de um animal, em ONGs e outras instituições que realizam a prática, em que, quando uma pessoa opta pela adoção de um cão ou gato, fica consciente de que será o responsável pelo animal em todas as etapas de sua vida, a fim de garantir a saúde física e mental do animal de estimação. Entretanto, muitas pessoas adotam sem ter a noção da responsabilidade que é de cuidar de outro ser, por isso, muitos são submetidos aos maus tratos.
Ademais, o especismo naturalizado dentro da sociedade, também é um grande agravante do problema. O especismo é o ponto de vista de que uma espécie, no caso a humana, tem o direito de explorar, matar e realizar diversos tipos de crueldade, por ser considerada uma espécie superior. Porém, essa ideologia é cruel e egocêntrica. A canção infantil "Atirei o pau no gato", exemplifica bem esse pensamento. Com todavia, os animais, assim como os humanos, possuem sistema nervoso e sentimentos, ou seja, eles conseguem sentir dor e angústia da mesma forma que qualquer outra pessoa. Nessa perspectiva, tal fato já deveria bastar para as pessoas não realizarem a crueldade animal.
Portanto, é necessário a tomada de medidas que mitiguem o cenário em questão. Para isso, é papel do Estado, em conjunto ao Ministério do Meio Ambiente, realizar campanhas por meio das mídias sociais, afim de desmistificar o especismo, principalmente em áreas em que há grandes taxas de violência animal. Dessa forma, essa importante questão pode ser solucionada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.