Em primeiro lugar,faz-se necessário lembrar que 5% da população brasileira é analfabeta.No período colonial,Marques Pombal,influenciado pelas ideias Iluministas que consideravam a educação um direito de todos,deu os primeiros passos para a educação pública no Brasil .Levando em consideração o número de analfabetos brasileiros,fica claro,portanto,que os ideais do Marquês foram deixados de lado ao longo dos anos.
Além disso,67% da população carcerária do país não são alfabetizados. No modelo econômico do Brasil,que é o Capitalismo,a mão de obra é necessária que seja qualificada,sendo custoso conseguir um emprego sem que o indivíduo tenha uma educação básica.Não havendo oportunidades,muitos inseridos nessa realidade não veem outra alternativa senão recorrer a atividades ilegais para seu sustento.
Portanto,é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual.O Ministério da Educação,investindo em cursos para alfabetizar aqueles jovens e adultos que não tiveram essa oportunidade na infância,preenchendo asssim,essa lacuna na educação de milhões de brasileiros,a fim de que eles possam se preparar para o mercado de trabalho,evitando que recorram ao crime para sua subsistência.Não é suficiente corrigir apenas os erros do passado,mas é preciso mudar o cenário futuro,o Ministério deve inaugurar mais escolas de educação básica para alfabetizar a nova geração,evitando que programas de alfabetização de jovens e adultos sejam necessários.Não podemos voltar no tempo,mas devemos corrigir no presente os erros do passado,aspirando um futuro mais digno para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada