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Por mariicarvalh
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#58149
Na série "As Prisões Mais Severas do Mundo" é retratado um prisioneiro que foi alfabetizado dentro da prisão,através de um projeto dos próprios detentos.Fica evidente ,na realidade apresentada que o estado tem falhado em cumprir o seu papel de incentivar e oferecer educação para todos,como a Constituição Federal de 1988 define.
Em primeiro lugar,faz-se necessário lembrar que 5% da população brasileira é analfabeta.No período colonial,Marques Pombal,influenciado pelas ideias Iluministas que consideravam a educação um direito de todos,deu os primeiros passos para a educação pública no Brasil .Levando em consideração o número de analfabetos brasileiros,fica claro,portanto,que os ideais do Marquês foram deixados de lado ao longo dos anos.
Além disso,67% da população carcerária do país não são alfabetizados. No modelo econômico do Brasil,que é o Capitalismo,a mão de obra é necessária que seja qualificada,sendo custoso conseguir um emprego sem que o indivíduo tenha uma educação básica.Não havendo oportunidades,muitos inseridos nessa realidade não veem outra alternativa senão recorrer a atividades ilegais para seu sustento.
Portanto,é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual.O Ministério da Educação,investindo em cursos para alfabetizar aqueles jovens e adultos que não tiveram essa oportunidade na infância,preenchendo asssim,essa lacuna na educação de milhões de brasileiros,a fim de que eles possam se preparar para o mercado de trabalho,evitando que recorram ao crime para sua subsistência.Não é suficiente corrigir apenas os erros do passado,mas é preciso mudar o cenário futuro,o Ministério deve inaugurar mais escolas de educação básica para alfabetizar a nova geração,evitando que programas de alfabetização de jovens e adultos sejam necessários.Não podemos voltar no tempo,mas devemos corrigir no presente os erros do passado,aspirando um futuro mais digno para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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