Em primeira instância, visto que o vírus da COVID-19 é transmitido por meio do contato com uma pessoa infectada, as chances de contágio são maiores se não houver diligência. Naturalmente, alternativas de isolamento social tais como o fechamento dos comércios e das escolas, proibição da circulação de transportes coletivos lotados, entre outras medidas, são essenciais no combate a pandemia. Não só a quarentena, mas também o distanciamento social, uso de máscara e álcool 70% em espaços públicos, são estratégias que ajudam a conter a transmissão da doença. Dessa forma, os números de casos diminuem evitando um colapso no sistema de saúde pública.
Em segunda instância, atender as populações que não têm acesso à água potável, coleta e tratamento de esgoto, e outros serviços que impactam diretamente na saúde e qualidade de vida dessa sociedade, deveria ser prioridade diante da situação enfrentada atualmente. Em seguida, é fato que a economia em todo o mundo foi afetada por causa da pandemia, pois a taxa de desemprego aumentou já que grande parte da população não pode trabalhar em casa. Ainda, houve diminuição das exportações, crise no turismo, aumento do dólar, fuga de investimentos e outros fatores que prejudicaram a economia.
Portanto, cabe ao Governo Federal, maior instância do poder Executivo, através do Ministério da Saúde, promover campanhas que destaquem a necessidade da quarentena e adoção de medidas protetivas, outrossim, investir em equipamentos para o tratamento da COVID-19. Também, é de suma importância aderir mais planejamentos econômicos para equilibrar a economia, como o auxílio emergencial, ato promovido pelo Ministério da Economia. Na sequência, o Ministério de Infraestrutura precisa aprovar investimentos no saneamento de regiões necessitadas. Assim, todos teriam alcance igualitário para manter os hábitos de higiene e limpeza, atos significativos para a prevenção e controle de doenças em geral. Dessa maneira, o Brasil conseguirá combater a pandemia do corona vírus.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada