Em primeira análise é necessário pontuar que os altos custos na alimentação são um grande obstáculo ao combate a obesidade no país. Haja vista que os altos valores de comidas saudáveis inegavelmente afasta os mais pobres. Prova disso, é uma pesquisa realizada pela folha de São Paulo que aponta que os brasileiros de baixa renda comem 60% a menos do que deveriam. Neste viés enquanto as taxas permanecerem altas brasileiros pobres não conseguirão ter uma melhor saúde alimentar.
Ademais, outro fator é um empecilho para combater a doença: a dificuldade de acesso a serviços essencias de saúde. Segundo o médico e ex presidente chileno Salvador allende, é impossível fornecer saúde a quem veste trapos e trabalha com salários que não permitem condições mínimas de subsistência. O sistema de saúde se tornou muito elitizado e as redes de saúde se estabelecem apenas em áreas nobres o que impossibilita o acesso da população miserável que vive em regiões periféricas. Deste modo, é notório que medidas precisam ser tomadas para garantir um aumento no acesso a saúde.
Logo medidas são necessárias para resolver o impasse.Cabe, portanto, ao ministério da saúde a criação de projetos comunitários nas favelas e comunidades para promover consultas, atendimentos com preço popular ou gratuito assim garantindo o acesso a saúde. Também promover campanhas beneficentes para enfim garantir doação de alimentos saudáveis para famílias pobres.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.