Diante desse contexto, convém pontuar como os preconceitos associados a esses povos tem raízes históricas. Assim, desde o período da colonização os índios são vistos como seres pré-históricos e com cultura infame.Tal pensamento etnocêntrico tem origem nas escolas evolucionistas, uma corrente de pensamento fundamentada na ideia de que eles eram menos evoluidos socialmente que os europeus. Dessa forma, os povos originários eram vistos como desprezíveis, contribuindo assim para os estigmas a eles associados.
Ademais, é importante pontuar como na prática os direitos dos povos indígenas não são concretizados, resultado da ineficiência estatal. A constituição brasileira de 1988 refletiu um grande avanço na sociedade ao prever respeito e direito aos índios de exercerem seus costumes e também o direito à terra. No entanto, na realidade os esteriótipos a eles associados continuaram a existir e seus direitos não foram de fato respeitados.Desse modo, tal conjuntura configura-se como uma negligência governamental pois não se cumpre o que diz na constituição.
Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar, sendo necessário intervenções. Então, cabe ao Governo Federal , por meio da mídia na TV aberta e nas redes sociais, promover campanhas publicitárias que contenham informações que ajudem a desfazer os esteriótipos feitos sobre os indígenas como um aprofundamento a cerca de suas crenças religiosas e culturas no geral em prol de que o preconceito a cerca destes possa ser erradicado e seus direitos possam ser concretizados. Espera-se assim, que a invisibilidade dos povos indígenas possa ser freada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.