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Por magalele
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A Lei nº 6.001 de 19 de dezembro de 1973, tem o propósito de preservar e incorporar a cultura indígena de forma gradual na sociedade brasileira, garantir a posse permanente das terras que habitam, efetuar projetos para beneficiá-los, e responsabiliza a União de proteger e respeitar os direitos indígenas. Apesar desta Lei, é explícito o descaso com os povos indígenas e a invisibilidade - que tem crescido cada vez mais - dessas comunidades. Nesse prisma, destacam-se alguns aspectos importantes: o aumento do estereótipo dos povos indígenas, a violência física contra eles e a perda de posse de suas terras.
Em primeira análise, evidencia-se o crescimento dos estereótipos dos povos indígenas. Tratam eles de maneira que fossem preguiçosos, selvagens, sujos, e como se todas as comunidades tivessem os mesmos costumes, tradições. Contudo, essa ideia é totalmente equivocada, visto que, cada povo indígena no Brasil tem sua própria cultura, suas obrigações e forma de viver. Sob essa ótica, o escritor Daniel Munduruku ressaltou numa entrevista para o Jornal Correio, que esse estereótipo foi formado ao longo do tempo e por meio das escolas e outros institutos, que seguem a ideia do índio da visão colonialista. Estipular que todos os povos indígenas são iguais, com as mesmas religiosidades, modo de agir, hábitos, tradições e preguiceiros, chega a ser uma ofensa para as comunidades.
Além disso, é notório o avanço da violência contra esses povos. A taxa de assassinatos de indígenas aumenta cada vez mais, causando preocupação entre essas tribos. De acordo com o G1, mais de 2mil indígenas foram mortos durante os anos de 2009 e 2019, e em alguns estados a taxa de homicídios de indígenas chega a ser maior que a taxa de homicídios da população. Outro quadro preocupante é a e invasão de garimpeiros e fazendeiros nas suas terras, causando muita revolta e violência, resultando em morte de indígenas e a perda do local que habitam. Essa situação é muito pouco divulgada para sociedade brasileira, dado que é bastante alarmante e grave.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter a invisibilidade dos povos indígenas. Dessa maneira, cabe ao Estado resolver essas questões importantes, por meio da FUNAI(Fundação nacional do índio), de modo a investir mais nas proteções desses povos e de suas terras contra os garimpeiros e fazendeiros, e informar mais sobre a cultura e tradições de cada tribo para o povo brasileiro. Somente assim, seus direitos declarados - de acordo com a Constituição de 1988 e a Lei n°6001 - serão enfim adequados e garantidos, como deveria ser em prática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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