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#85121
A intolerância religiosa é um ato de desrespeito de uma religião onde tal ato ocorre pelo desconhecimento. Para ser combatido, é nescessario entender as nossas relações com outras culturas, e vale lembrar que temos o direito de escolher nossas crenças.
A ignorância em relação às diversas culturas é a causa para essas ações. Pois a falta de conhecimento leva a esse caminho, em seu livro "Bárbaros" Michel de Montanie destaca que nós consideramos bárbaros a cultura que não é nossa, muitas vezes pela falta do saber. Dessa forma, tal intolerância religiosa ocorre falta do conhecimento.
Apesar que é nosso direito escolhermos nossas crenças, não são todos que as respeitam. Somos criados e educados de formas distintas, e para sermos respeitados temos que ensinar a respeitar, o ativista indiano destaca que devemos ser a mudança que desejamos ver. Assim, ensinamentos educativos em relação ao respeito ao próximo deve ser mais utilizado.
Podemos concluir que, o caminho para combater a intolerância religiosa é o respeito. As escolas e os laços familiares devem plantar a conscientização das diversas culturas a serem respeitadas, através de conversas, pois nesse ensinamento será para entendemos melhor as culturas religiosas, assim não haverá ignorância ou intolerância.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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#85129
oioi tudo bem? sou apenas estudante, então, farei a análise da sua redação de acordo com meus conhecimentos !

* correção modelo Enem*

INTRODUÇÃO:

A intolerância religiosa é um ato de desrespeito de uma religião onde tal ato ocorre pelo desconhecimento. Para ser combatido, é nescessario entender as nossas relações com outras culturas, e vale lembrar que temos o direito de escolher nossas crenças.

observações:

Primeiramente: a introdução, é feita para introduzir. ou seja, mostrar para o corretor o que será apresentado no decorrer do texto. Geralmente, nas introduções, é usada uma citação que se relaciona com o tema mostrando que aquilo é uma problemática no Brasil e as causas dessa problemática, como, por exemplo, o desconhecimento. Entende? Para entender melhor a estrutura, super recomendo que leia redações nota mil!

- a introdução é constituída por três períodos;

- acredito que tenha sido erro de digitação mas o certo é: necessário;

- No Enem, não podemos falar em primeira pessoa ou usar "temos, nós, estamos e entre outros";

DESENVOLVIMENTO 1:

(FALTA DE CONECTIVO) A ignorância em relação às diversas culturas é a causa para essas ações. Pois a falta de conhecimento leva a esse caminho, em seu livro "Bárbaros" Michel de Montanie destaca que nós consideramos bárbaros a cultura que não é nossa, muitas vezes pela falta do saber. Dessa forma, tal intolerância religiosa ocorre falta do conhecimento.

Observações:

- o Enem avalia o uso diversificado de conectivos. Então, aconselho que você os estude!

- No desenvolvimento 1 e 2, nós temos o chamado tópico frasal, que consiste, basicamente, na primeira parte do nosso paragrafo de desenvolvimento, é nele que vamos apresentar o que vai ser argumentado nesse paragrafo. Geralmente, ele é feito assim:
conectivo: Em primeira analise, primordialmente.. -> apresentação da causa da problemática: "é evidente que o desconhecimento se apresenta como uma das causas para a intolerância religiosa existente no Brasil"; o repertório e o fechamento: "logo, é de urgência importância que o assunto seja discutido no corpo social brasileiro."
Para entender melhor, aconselho a leitura de outras redações ou vídeo aulas existentes no youtube, por exemplo.

DESENVOLVIMENTO 2:


(falta de conectivo) Apesar que é nosso direito escolhermos nossas crenças, não são todos que as respeitam. ( falta de conectivo) Somos criados e educados de formas distintas, e para sermos respeitados temos que ensinar a respeitar, o ativista indiano destaca que devemos ser a mudança que desejamos ver. Assim, ensinamentos educativos em relação ao respeito ao próximo deve ser mais utilizado.

Aqui, os mesmos erros citados anteriormente:

- a falta de conectivo no inicio do parágrafo, como: Ademais, Além disso...;

- o uso de "Somos, temos, desejamos, sermos..."

- isso ( a parte marcada com azul) que é um fechamento de paragrafo! tente aplicar nos outros também! (procure outros exemplos de fechamento em outras redações).

CONCLUSÃO:

(FALTA DE CONECTIVO)Podemos concluir que, o caminho para combater a intolerância religiosa é o respeito. As escolas e os laços familiares (AGENTE) devem plantar a conscientização das diversas culturas a serem respeitadas (AÇÃO), através de conversas (MEIO/MODO), pois nesse ensinamento será para entendemos melhor as culturas religiosas, assim não haverá ignorância ou intolerância (FINALIDADE).

Você apresentou alguns recursos necessários na conclusão:

AGENTE: quem
AÇÃO: o que vai ser feito
MODO/MEIO: como vai ser feito
FINALIDADE: qual o objetivo?

Porém, não consegui encontrar o detalhamento: informação extra sobre qualquer um dos outros recursos. ou seja, alguma informação extra sobre ou os agentes ou o modo ou a ação...

Lembre se: a conclusão é feita para concluir a ideia do texto, mostrando, assim, uma resolução para a problemática. Ou seja, vai ser aqui que você vai resolver as causas responsáveis por fazer esse problema existir.

Com isso, termino a minha análise aqui ! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Beijão <3

:!: ATENÇÃO: não sou muito boa com as competências, então pontuarei de acordo com meus conhecimentos. :!:

(Mil desculpas se cometi algum erro ao decorrer na minha análise, não sou profissional.)
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