Às personagens são influenciadas a se respeitarem. Netos,filhos e sacerdotes tentam de todas às formas mostrar a elas são parecidas, porém, quando às duas senhoras estão se acertando suas religiões em "xeque" e assim voltam ao conflito.
Essa problemática tem repercussão desde o descobrimento do Brasil, quando é trazido para cá padres e sacerdotes para catequizar os índios, mais a frente são trazidos para cá escravos que trouxeram consigo novas religiões, que foram vistas como forma de protesto e assim proibidas.
Naturalmente se os fiéis fossem instruídos desses infância, quando os mesmos são direcionados a escola, onde poderiam desde então ser instruídos a conhecer e respeitar a religião e todos os outros aspectos. Decerto cresceriam assim, muito bem posicionados ao ponto de respeitar todas às crenças.
Concluo que assim como na trama uma boa conversa as levou a se conhecerem e respeitarem melhor. Nossas crianças deveriam ter aulas de religião desde a primeira infância, onde o ministério da educação determine a qualificação determinada a esse especialista, além de acompanhamento de um psicólogo em sala de aula. Com esse conhecimento todo creio que o índice de intolerância religiosa iria diminuir gruduativamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.