Nesse contexto, é importante salientar que, a execução de leis falha constantemente na parte administrativa. Ao rememorar a obra "O cidadão de papel" de Gilberto Dimenstein, confirmamos isso, pois aborda a ideia de que tais normas presentes em leis constitucionais nem sempre são cumpridas. Apesar de a Constituição Federal de 1988 garantir o direito da liberdade de crença e consciência, observa-se que, na sociedade atual isso não é respeitado e colocado em prática, uma vez em que os cidadãos não possuem empatia e uma rede de informação para combater este empecilho.
É válido discorrer, outrossim, a maldade humana como um segundo fator que impede certos caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil, pois é algo que possui ligação direta com o passado através de antigos pensamentos com mitos e alusões distorcidas sob religiões contrárias ao catolicismo. Tendo o contexto de época apresentado, se encaixa o pensamento do cientista renomado Albert Einstein onde diz que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado.
Diante do exposto, nota-se que o problema é motivado pela desinformação social e pela negligência do governo. Portanto, faz-se necessário o posicionamento do estado, principal fonte de tomada de decisões do país, a fim de criar leis que realmente beneficiem esta problemática, possuindo o aumento de penalidade para quem cometer tal ato e inserir em instituições educacionais o meio de ensino voltado para assuntos da diversidade religiosa do Brasil, para que a geração futura seja composta de conhecimento e não haja violência e preconceito diante a crenças alheias, deste modo, o filósofo Fabiano de Abreu se orgulharia perante a situação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada