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Por Gigio
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A teoria positivista de Auguste Comte prega a sociedade em paulatina evolução. Não obstante, quando se observa o combate a intolerância religiosa no Brasil, evidencia-se o retrocesso social, refutando a ideia do sociólogo francês. Isso ocasiona ora pela descriminação, ora pela negligência governamental.

Sob esse viés, é importante analisar a descriminação como um impulsionador para a problemática. No conto machadinho "A causa secreta", por meio do personagem Fortunato, há uma abordagem sobre um tema universal: a falta de empatia, evidenciando como a ausência desse caráter prejudica as relações interpessoais e, em especial a atuação adequada contra empecilhos da sociedade. A par desse raciocínio, é exatamente esta a questão: sem uma base sólida, o corpo social não reconhece a dificuldade de combater a intolerância religiosa como episódio grave e urgente.

À vista disso, a impunidade, lamentavelmente, tornou-se uma realidade ao passo que o Estado é omisso, contribuindo para a falta de acesso à justiça. Segundo Oscar Wilde, escritor irlandês, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação. Contudo, isso não ocorre no Brasil, justamente em virtude da negligência governamental em resolver o impasse.

Em suma, é necessário reverter o quadro atual. Para tanto, é dever do poder legislativo por meio da fiscalização, monitorar rigorosamente o cumprimento das atuais leis e desenvolver novas referentes a problemática. Tal projeto será efetivado de maneira a suavizar os efeitos da intolerância religiosa no Brasil. Com a aplicação dessas ações a sociedade civil conseguiria alcançar o dispositivo previsto na Constituição Federal, o qual prevê o bem-estar de todos os cidadãos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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