Primeiramente é notório a percepção que o Estado brasileiro já se tornou palco de inúmeros conflitos ocasionados pelas divergências de proclamação de fé. Fato que comprova isso é o caso de Vivian Bruna, que no dia 23 de abril , em que se celebra o santo, escutava músicas que remetam a ele e a Exu. Quando repentinamente Bruna foi atacada com um golpe de facão pelo seu vizinho que indagou que não queria ouvir música de macumba. Nesse contexto é perceptível a ausência da tolerância e o uso da violência para expor tal sentimento.
Além disso, a nação brasileira tem se tornado menos adpta aos diversos rituais ou meios de proclamação de crença. O inciso VIII do art. 5° da Constituição Federal garante que ninguém será privado de direitos por motivo de crença ou de convicção filosófica ou política, mas isso não é uma realidade no cenário brasileiro, segundo o BDF em 2021 foram feitas 571 denúncias de violação á liberdade de crença e em 2022 esse número dobrou para 1,2 mil , uma média de três por dia.
Portanto, é essencial que o governo supere os desafios supracitados. Para isso é necessário a promoção de campanhas públicas para que a maior parte da nação seja educada acerca dessa temática e consequentemente ocorra uma mudança no cenário apresentado. Ademais, o Ministério da Justiça e Segurança precisa fiscalizar se as medidas impostas através da Constituição de 1988 que garante o direito à liberdade religiosa e que caracteriza intolerância religiosa como crime sejam aplicadas com vigor, visando a proteção de tais pessoas alcançadas por tal violência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada