Ademais, a discriminação e a xenofobia religiosa são reflexos de uma nação catequizada a força durante a época do Brasil Colônia. Pois, com a demarcação das terras brasileiras- antes chamadas por Ilha de Vera Cruz- como território português, os colonos trouxeram durante as grandes navegações, padres, bispos, entre outros sacerdotes a fim de controlar a população pré- -existentes - indígenas- por meio da religião. Através de discursos que demonizavam as religiões de matrizes indígenas, mas que idolatravam a católica.
Diante desse impasse, urge a necessidade de problematizar a falta da fortificação para com a lei prevista na Constituição Federal, sobre a regulamentação que cada cidadão tem de exercer sua expressão religiosa de forma plena. Dado que, apesar de o direito ser garantido por lei, existem lacunas quanto à execução dessa liberdade religiosa em nossa sociedade. Segundo o filósofo iluminista John Locke, Aqueles que tentam impor algo pela espada terminarão por cair nela. Análogos ao pensamento de Locke, religiosos que buscam reforçar um discurso preconceituoso acabam por afastar indivíduos que praticam religiões divergentes à sua. Acarretando em um preconceito exacerbado com a sua própria religião.
Em suma, aplicando o conceito de uma sociedade livre, justa e solidária- prevista na Constituição Federal de 1988- podemos assegurar que a intolerância religiosa deverá ser minimizada, uma vez que, a sociedade estará ciente da importância do respeito, e as leis que asseguram a liberdade religiosa serão cumpridas de forma plena por todos perante a lei. Dessa forma, estaremos buscando promover a inclusão de todos os cidadãos e garantindo a igualdade de oportunidade entre todos os cidadãos dessa Nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada