Primeiramente, salienta-se que o preconceito contra religiões de matriz africana crescer alarmantemente, segundo a UNESCO no seu relatório sobre intolerância religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, mostra que os ataques cresceram acima de 270% chegando a 244 casos. Tendo em vista isso é evidente que a causa desse problema são os estereótipos negativos e visões preconcebidas sobre determinadas religiões. Consequentemente, leva a graves consequências como: violência, exclusão social, discriminação e perseguição; o Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos, afirma que a intolerância religiosa pode até mesmo levar a crimes de ódio e genocídio.
Ademias, a discriminação religiosa no Brasil está relacionada majoritariamente ao racismo, por ser praticada em maior escala, contra os adeptos das religiões de origem afro. Consequentemente, a maioria dos integrantes dessas religiões, já sofrem com a segregação cujo racismo estrutural é o maior fator. Dado que, foram afastados da sociedade e colocados em favelas. Entretanto, nem mesmo nas comunidades há total liberdade, como é mostrado pelo: portal g1, onde traficantes obrigarão mãe de santo a quebra imagens em um terreiro na Baixada Fluminense.
Em síntese, fica claro a necessidade de garantir o direito a tolerância religiosa no Brasil. Por isso, o Ministério Público em conjunto como o MEC, deve executar as leis já criadas e criar um programa de educação nas escolas. Deste modo, superando o preconceito e à descriminação ainda na juventude. Causando assim, o efeito esperado na sociedade causando fim a perseguições religiosas. Assim, os índices de ataques a cultos vão ser reduzidos, acabando com a exclusão social e violência, contendo o racismo e garantido um direito líquido e presente na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 168
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 128
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 152
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 136
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.