De início, tem-se que a sociedade brasileira é formada por meio da miscigenação entre diferentes povos e culturas. Essa característica, porém, foi construída de forma agressiva, principalmente para grupos não-brancos. Nesse sentido, a música "Sinhá" do artista brasilero Chico Buarque, representa bem a violência sofrida por pessoas negras e africanas escravizadas, tanto física a seus corpos, quanto simbólica aos seus costumes e crenças. Esta última, principalmente, é uma opressão que se reflete nos dias de hoje, tornando imperativo pensar caminhos para sua superação.
Por conseguinte, é notória a ineficiência do Poder Público com os reflexos históricos de intolerância em razão de crenças e/ou religião. Ainda que no país haja comprometimento jurídico com a liberdade religiosa e de culto, esse dispositivo legal se torna insuficiente devido ao cotidiano de preconceitos relacionados a religiões minoritárias. Um exemplo disso são os ataques físicos, virtuais ou morais a religiões como aquelas de matriz africana e, também, oriundas de outros povos não-europeus. Dessa forma, urge a necessidade de haver comprometimento estatal com essas pessoas e seus direitos.
Diante do exposto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, deve fomentar parcerias com espaços culturais que estão presentes no viver da sociedade, como as escolas, universidades e canais de televisão, a fim de desenvolver projetos que pautem a diversidade étnico-cultural brasileira e que sensibilizem a população contra a intolerância religiosa. Assim, o Brasil poderá caminhar para uma verdadeira liberdade religiosa, buscando superar um histórico de violência, preconceitos e opressões.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.