Precipuamente, é fulcral pontuar que o o racismo deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, o preconceito é um dos fatores que progride simultaneamente e geralmente, eles acabam por criar situações conflituosas, tornando-se pessoas agressivas, ofensivas e perigosas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é imperativo ressaltar a perseguição como promotor do problema. De acordo com os dados levantados pelo antigo Ministério dos Direitos Humanos, apontam que, entre 2015 e 2017, houve uma denúncia de intolerância religiosa a cada 15 horas no Brasil. Partindo desse pressuposto, o resquício é um grande problema na sociedade, pois através disso, vítimas acabam perdendo suas vidas . Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a perseguição contribui para o perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço de problemática no sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar a discriminação, necessita-sa, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Estado, será revertido em conscientizar a população, por meio de divulgações e palestras, afim de reduzir o óbice na sociedade. Desse modo, atenuar-se-ó, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do distúrbio, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada