Avatar do usuário
Por arthur9977
Quantidade de postagens
#118270
A Revolução Francesa de 1789 foi o berço de todos os direitos e deveres estabelecidos na contemporaneidade, como a liberdade e a igualdade. No entanto, a questão da intolerância religiosa no Brasil é incompatível com esses princípios históricos, devido a falhas de entidades públicas e coletivas. Assim, urge a análise precisa do entrave, à luz de questões normativas e educacionais.

Sob esse viés, cabe ressaltar, em primeiro plano, que o problema acontece por falhas governamentais. Dentro desse aspecto, o filósofo Platão afirma que a política é a esfera para realização do bem comum — o que não é levado a sério pelos estadistas. Isso ocorre porque há carência de políticas públicas para cumprir os direitos propostos no Código Penal, Artigo 208, que protege as vítimas da intolerância religiosa — sendo maior parte de afro-brasileira, de acordo com o Google Notícias. Posto isso, tem-se que a mudança do cenário governamental é o primeiro desafio a ser combatido.

Outrossim, é imperioso destacar, em segundo plano, que as lacunas escolares também são um motivo do óbice. Segundo Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Todavia, no Brasil, não há educação de qualidade para os estudantes aprenderem as origens das religiões e suas importâncias por conta da ausência de disciplinas voltadas para essa área religiosa. Logo, essa problemática persiste, e consequências como aumento de casos de denúncias contra a intolerância religiosa no Brasil tendem a crescer.

Fica evidente, portanto, que é fundamental a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Para isso, os interlocutores da informação, como noticiários televisivos e canais da imprensa em outras plataformas, responsáveis por informar e conscientizar a população, devem promover a importância do respeito às religiões por meio de vídeos e debates com especialistas na área. Consequentemente, irá diminuir significativamente o número de casos de crime contra intolerância religiosa, podendo, assim, acabar com esse imbróglio no Brasil na contemporaneidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Quantidade de postagens
#118343
Sua redação aborda de forma adequada o tema proposto, que é "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". Você apresenta uma introdução interessante, relacionando a Revolução Francesa aos princípios da liberdade e igualdade. No entanto, sua tese poderia ser mais clara e direta, explicitando qual será o seu posicionamento em relação ao problema.

Na argumentação do primeiro parágrafo desenvolvido, você menciona as falhas governamentais como um dos principais entraves para combater a intolerância religiosa. É importante destacar que você utiliza uma citação de Platão para embasar seu argumento. Porém, seria interessante fornecer exemplos concretos dessas falhas governamentais e explicar como elas contribuem para perpetuar a intolerância religiosa.

No segundo parágrafo desenvolvido, você aborda as lacunas escolares como outro motivo do problema. Novamente, é válido citar Nelson Mandela para reforçar seu ponto de vista sobre a importância da educação na mudança desse cenário. No entanto, seria relevante oferecer dados ou estatísticas que comprovem essa ausência de disciplinas voltadas às religiões nas escolas brasileiras.

A proposta de intervenção apresentada no último parágrafo é coerente com os problemas discutidos anteriormente. A sugestão de utilizar os meios de comunicação para promover debates e conscientizar a população sobre o respeito às diferentes religiões é válida. Entretanto, seria interessante detalhar melhor como essa campanha poderia ser implementada na prática: quais canais específicos seriam utilizados? Como envolver especialistas nesses debates? Além disso, é importante mencionar o agente responsável pela ação e os possíveis efeitos esperados.

No geral, sua redação apresenta uma estrutura adequada de introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é necessário aprimorar alguns aspectos para torná-la mais consistente. Lembre-se de fornecer exemplos concretos para embasar seus argumentos, utilizar dados ou estatísticas relevantes quando possível e detalhar melhor sua proposta de intervenção.

Continue praticando a escrita e revisando suas redações para aperfeiçoar seu texto. Parabéns pelo esforço!

Sua redação possui 8 desvios!
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#118349
Oi, @arthur9977. Mandou bem! :)
- Desdobre mais as informações. Sua argumentação está menos desenvolvida em comparação aos últimos texto.
- O correto é "sendo a maior parte afro-brasileira" ("afro-brasileira" concorda com "parte") ou "sendo a maior parte [das vítimas] afro-brasileiras" ("afro-brasileiras" concorda com a elipse de "vítimas").
- A inicial da palavra "artigo" deve ser minúscula.
- A expressão "suas importâncias" não é usual. Prefira "sua importância".
- Não se cometem crimes contra a intolerância religiosa, mas sim crimes de intolerância religiosa.
- Na última frase da conclusão, a locução verbal "irá diminuir" tem um sujeito, cujo núcleo é "número". No entanto, a locução verbal "podendo acabar" continua sem sujeito.
0
Avatar do usuário
Por Lauany25
Quantidade de postagens Amigos
#118648
Boa noite, eu sugiro apresentar as teses de forma mais clara e objetiva, evitar generalizações ao longo do texto e citar agentes mais específicos para a resolução das questões, como os Ministérios.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
954 Exibições
por Gi69
0 Respostas 
71 Exibições
por folkslouie
3 Respostas 
206 Exibições
por Gi69
3 Respostas 
155 Exibições
por Helenc
0 Respostas 
73 Exibições
por Jullian
1 Respostas 
91 Exibições
por Vestibuland0
0 Respostas 
85 Exibições
por igorsamuel
0 Respostas 
69 Exibições
por Lara23
1 Respostas 
115 Exibições
por I4r4
0 Respostas 
32 Exibições
por Shojinhuh

Apesar de a luta feminista brasileira trazer conqu[…]

@Alunaaaamed @Samara102006 @Myllene02 @Delbis1502 […]

Alunaaaamed Samara102006 Myllene02 Delbi[…]

O mundo vem sofrendo várias transforma&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM