Diante desse cenário, é preciso retomar a negligência estatal em relação à intolerância religiosa presente no Brasil. Sob esse viés, pode-se citar o filósofo, Thomas Hobbes, o qual diz que a função do Estado é garantir a paz entre os habitantes, porém tal garantia não tem sido exercida, mesmo após o desenvolvimento do Art. 208, que em teoria tem o objetivo de punir os agressores, no entanto, se vê que não está sendo posto em prática, fazendo com que as agressões persistam. Nesse sentido, nota-se a urgência em acabar com a negligência estatal, se não maior será o desafio em combater a intolerância religiosa.
Ademais, deve-se ressaltar a ausência de conscientização por parte da população. Nesse contexto, é possível relacionar tal tese com a novela brasileira, "Cúmplices de um resgate", que retrata a intolerância religiosa, quando é apresentado constantes brigas entre duas personagens, as quais possuem diferentes crenças. Segundo o educador Paulo Freire, - "A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades" -, ou seja, sem a conscientização da população sobre as diferentes crenças e como as respeitá-las sem ter sua religião comprometida, somente aumentará esse preconceito visto na telenovela. Desse modo, é notória a necessidade em trazer tal conscientização à população.
Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para tal, cabe ao Ministério das Comunicações fazer campanhas, por meio das redes sociais, com o objetivo de tornar clara a diferentes religiões presente na sociedade, por meio de aulas interativas, liberação das escolas em museus e que coloque professores especializados no assunto para orientar a população a como respeitá-las, com intuito de combater a intolerância religiosa no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.