A incidência de discriminação religiosa no Brasil entre 2011 a 2014 aumentou de maneira considerável, principalmente no que se diz a respeito de religiões de matrizes africanas, segundoa Secretáriade Direitos Humanos da Presidência da República. Parafraseando a escritora Djamila Ribeiro em "Um manual antirracista", "antes de pensar em uma solução para o problema, é necessário tirá-lo da invisibilidade", o assunto religião é pouco discutido em nossa sociedade, o que faz com que o número de casos de intolerância religiosa seja crescente, pois um dos principais motivos para ocorrer esse crimes é a falta de conhecimento em torno das inúmeras religiões que estão presentes em nosso país. Na série de TV americana "Grey's Anatomy" ocorre um episódio de intolerância religiosa, onde uma paciência não pôde fazer uma cirurgia de substituição de válvula cardíaca por conta dos dogmas de sua religião e um de seus médicos não compreende tal situação por desconhecer sua religião, no fim do episódio é apresentado de que após pesquisar sobre, o médico estipulou uma solução para tal problema.
De acordo com o panorama apresentado, uma das maneiras de minimizar a problemática que envolve o tema intolerância religiosa é incentivar o conhecimento na sociedade, através de ações governamentais para a realização de palestras para a população, ações da mídia afim de gerar visibilidade para o assunto e publicações nos perfis públicos nas redes sociais com o objetivo de divulgação das palestras.
A partir destas ações, espera-se promover uma melhora no que tange o tema intolerância religiosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.