Nessa perspectiva é fulcral pontuar que a intolerância religiosa deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que caíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, pessoas são subjugadas e agredidas fisicamente por causa da sua crença. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais é imperativo ressaltar o legado histórico como promotor do problema. Partindo desse pressuposto, o desrespeito perante outras regiões que não é a nossa é gerado por uma falta de diálogo. Tudo isso retrata a resolução do empecilho, já que o passado contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o combate à intolerância religiosa no país, necessita-se urgentemente que o Tribunal de Contas da União direcione capital, por intermédio da Secretaria de Cultura - órgão responsável pela formação de políticas, programas e projetos voltados para a área da cultura -, será revestido em cursos e palestras, através de sites on-line e acompanhamento escolar para esta acessível a todo tipo de pessoa. Deste modo, atenuar-se-à, em médio e longo prazo, o impacto nocivo da intolerância religiosa no sistema brasileiro, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada