Deve-se pontuar, de início, que o silenciamento torna-se um dos desafios à resolução do problema. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que “a linguagem é uma verdadeira forma de ação”. Desse modo, para que a intolerância religiosa seja de verdade resolvida e democratizada, faz-se necessário debater sobre. Assim, trazer a pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.
Além do mais, outra dificuldade enfrentada é a insuficiência de leis. De acordo com o filósofo John Locke, “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. No entanto, é possível perceber que a legislação não tem sido suficiente para garantir direitos à todos independentemente da sua religião, principalmente porque, conforme os dados o número de denúncias de vítimas de discriminação estão aumentando cada vez mais.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar essa situação. Como solução, é crucial que as escolas, juntamente da prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversas e debates sobre caminhos para combater a intolerância religiosa no ambiente escolar. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença de especialistas e professores. Além disso, os eventos não devem se limitar aos alunos, mas ser abertos a toda comunidade, a fim de que mais pessoas entendam as questões relativas à intolerância religiosa e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada