Por Luliz
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#42325
O caráter visível de uma população ditada por valores sociais,
baseados na crença de uma massa maioritária dominante, dotada de
valores e práticas oriundos de heranças coloniais pouco convencionais, na
qual o conceito de pluralidade religiosa era fortemente desprezado. Por
esse motivo, faz-se necessário um debate entre sociedade e estado para
implementação de medidas eficazes a fim de solucionar o problema da
disparidade de crenças no país.
A princípio, é importante salientar a intolerância como uma
questão estrutural, em que os interesses de uma classe superior procedem
os de uma classe minoritária, sendo assim, como defende Karl Marx não é
a consciência que infere no ser, mas é a posição na sociedade que
influenciam os valores e concepções de uma consciência individual. Com
isso, aplicando o princípio marxista no problema religioso vigente observa-
se um padrão entre ambos aspectos, na classe dominante predomina a
ideologia de sobreposição a outros contingentes culturais, na qual o
fanatismo de comunidades religiosas predominantes, geralmente de
origem cristã, aliadas ao racismo estrutural, ameaçam a coexistência
cultural existente.
Destaca-se ainda, a importância da liberdade de escolha de
crença, bem como proteção aos locais de culto, garantido em forma de lei
na constituição de 1988, instituindo um estado laico em que todos os
indivíduos são iguais perante a lei, impondo ao poder público o dever de
assegurar o acato desse regulamento. Todavia, a inoperância do
cumprimento dessa medida evidencia a ineficiência do governo em validar
a segurança no que tange a livre expressão religiosa e seus praticantes, com
isso tornando ilegítimo seu título de estado soberano e democrático. Em
detrimento disso, o número de casos de pratica de agressões e difamações
contra religiões de matriz africana aumentou constantemente nos últimos
anos segundo dados do ministério público federal.
Por isso tudo, cabe a sociedade civil por meio de debates, através
dos meios de comunicação e por meio de protestos organizados, exigir a
aplicação imediata e a rigor da não condescendência perante atos de
adversidade religiosa, e meios para que informem a população através decampanhas de conscientização pela tv e internet sobre esse óbice,
divulgando informações sobre o tema e contatos para denúncia.
Concomitantemente, é fundamental o papel que a escola tem na vida das
crianças e adolescentes, pois segundo Kant o ser humano é aquilo que a
educação faz dele, para tanto as instituições de ensino devem promover
esse diálogo com seus alunos, organizando palestras com especialistas no
assunto e círculos de conversa entre os próprios estudantes, em prol de
quebrar estereótipos sobre estes conceitos e estimular a tolerância entre
jovens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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