Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#42113
Segundo o escritor Oscar Wilde, a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de uma nação. Consoante a isso, ressalta-se o desprazer com relação à intolerância religiosa no Brasil e a necessidade de encontrar caminhos para combatê-la, a fim de promover o avanço do país. Sob essa ótica, evidenciam-se como causas da problemática a herança ideológica presente na sociedade, bem como a precariedade educacional.

Em primeira análise, o panorama contemporâneo persiste influenciado pela concepção preconceituosa enraizada na coletividade. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, os fiéis que mais sofrem intolerância no país são os de religiões afro-brasileiras. Nesse contexto, tal fato se relaciona com o período de escravidão do povo africano no Brasil, o qual perpetuou a repressão e ofensa contra a fé desses indivíduos. Dessa forma, a visão intolerante persistente no corpo social constitui uma herança ideológica de épocas passadas e contribui para a discriminação no âmbito religioso.

Ademais, o desrespeito às crenças ocorre em virtude da educação precária no país. De acordo com Nelson Mandela, líder na luta contra o apartheid, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Concordante a esse pensamento, a escola deveria criar pessoas que valorizem a diversidade e, assim, contribuam para a mudança do atual cenário intolerante, no entanto, isso não ocorre no ambiente brasileiro. Nesse contexto, o educandário não contribui para a desconstrução das raízes preconceituosas que ameaçam as gerações futuras, pois o ensino é precário no país e não discute a pluralidade de religiões. Sob essa ótica, o sistema educacional, na maior parte das vezes, apenas promove o debate do cristianismo, esquecendo-se das demais crenças. Desse modo, tal situação se constitui um entrave ao combate da discriminação contra o credo no Brasil.

Portanto, é evidente que são necessárias medidas para reverter o quadro vigente. Para que isso ocorra, a instituição educativa deve promover o debate sobre a variedade de fés e difundir a importância do respeito religioso. Essa ação será feita por meio de palestras realizadas no ambiente educacional, tais eventos devem contar com a presença de especialistas no assunto e devotos vítimas de discriminação, para, assim, trazer educação sobre as diversas crenças e evitar que a herança preconceituosa crie raízes nas gerações que serão o futuro do país. Assim sendo, a insatisfação referente a intolerância religiosa constituirá uma ação rumo à evolução da pátria, como defende Oscar Wilde.

Ela digitada ficou bem grande, mas no papel fica ok
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Sua nota ficou 700! Espero ter ajudado :D :D

GlendaMorais Poderia corrigir minha redaç[…]

Há anos a sociedade brasileira é con[…]

Aviso Sobre as Correções!!!

Olá pessoal. Vim-lhes informar que a partir[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM