Avatar do usuário
Por Sallyk
Quantidade de postagens
#128706
Segundo Nelson Mandela, 'A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo'. Tal citação nos faz refletir sobre uma grande problemática em relação à evasão escolar. Percebe-se que diversos fatores contribuem para esse cenário, desde questões socioeconômicas até problemas estruturais no sistema de ensino no Brasil. Nesse contexto, fica claro que a desigualdade socioeconômica é um dos fatores determinantes para a ociosidade escolar no nosso país. Consoante a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, muitas vezes adolescentes que vivem em condições precárias de vida e necessitam se inserir no mercado de trabalho para ajudar suas famílias. Dessa forma, é evidente a negligência governamental na assistência à população, visto que esses estudantes não atingem o ápice do pensamento freiriano no qual o indivíduo pode se utilizar da educação para superar as desigualdades sociais a que é submetido, dado que não recebe o amparo adequado e necessita abandonar a escola antes disso. Ademais, outro fator a abordar está relacionado à precariedade das condições das escolas, como falta de infraestrutura adequada e ausência de materiais didáticos. Para combater esse problema, é fundamental que o Estado invista na melhoria das escolas, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado. Isso inclui reformas estruturais, disponibilização de materiais didáticos atualizados. Dessarte, é evidente a necessidade de ações integradas para amenizar o problema. O Ministério da Educação deve investir em infraestrutura e recursos educacionais, aliados a políticas de inclusão social e combate à desigualdade, são essenciais para garantir que todos os estudantes tenham acesso e permanência na escola. Além disso, é fundamental a participação ativa da sociedade civil, das instituições de ensino e do poder público na busca por soluções que promovam uma educação de qualidade e inclusiva para todos. Dessa forma é essencial buscar caminhos eficazes para combater esse problema e garantir que todos os estudantes tenham acesso e preservação no âmbito escolar. Somente assim será possível construir um futuro mais justo e próspero para o país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
111 Exibições
por Aninha11
0 Respostas 
90 Exibições
por cyelsantoos
6 Respostas 
981 Exibições
por Maxy
1 Respostas 
168 Exibições
por annaluiza5
Caminhos para evasão escolar no Brasil
por elo1916    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por elo1916
5 Respostas 
231 Exibições
por JoaoPedro72
0 Respostas 
40 Exibições
por kaynahsjeb
Desafios para combater a evasão escolar
por Laizakailane    - In: Outros temas
0 Respostas 
169 Exibições
por Laizakailane
Evasão Escolar: Causas e Como Combater?
por aluno001    - In: Outros temas
0 Respostas 
28 Exibições
por aluno001
0 Respostas 
96 Exibições
por dell

O escritor Carlos Drummond de Andrade, em seu poem[…]

Aldous Huxley defende: "Os fatos nã[…]

Segundo o Art.205 da Constituição Fe[…]

Zenebra vc poderia corrigir minha redaç&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM