Inicialmente, vale destacar a falha governamental como um dos principais motivos da evasão escolar. Sob a perspectiva do filosofo Alemão Immanuel Kant, o ser humano não é nada além do que a educação faz dele, entretanto é fundamental os estudos na sociedade. Nesse sentido, por causa da baixa operação das autoridades, a desigualdade em nosso país fica evidente, visto que a maioria dos estudantes que abandonam a escola são de baixa renda, Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, o preconceito nas escolas também pode ser apontodo como promotor do problema. De acordo com o físico alemão, Albert einstein, é mais fácil destruir um átomo do que acabar com o preconceito. Partindo desse pressuposto, percebe-se que isso retarda a solução do empecilho, pois muitos se sentem inferiores aos demais colegas e isso contribui para a perturbação desse cenário caótico.
Urge, portanto, que é essencial a atuação estatal e social para que tais dostáculos sejam superados. Assim, o Estado, por meio do Ministério da Educação, faça campanhas escolares, post-s de conscientização sobre a importância escolar, afim de incentivar a igualdade, uma vez que ajudará aqueles que pensam em largar os estudos. Dessa forma, o preconceito constitucional será solidificado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.