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#79140
O lema positivista “O amor por base, a ordem por base; o progresso por fim’’, formulado pelo filósofo francês Augusto Comte, inspirou a frase “Ordem e Progresso” exposta na célebre Bandeira Nacional. No entanto, o cenário atual representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que a evasão escolar- grave problema a ser enfrentado no Brasil-resulta na desordem e no retrocesso no desenvolvimento do país. Desse modo,não só a negligência do Estado como também a desigualdade social solidificam tal mazela.

A princípio, é válido ressaltar que a apatia do governo é uma das causas do problema no país. Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal de 1988,a educação é um direito social.Dessa forma, imagina-se que o acesso à escola com ensino e estrutura de qualidade é garantido a todos os cidadãos.No entanto, o Estado não atua em defesa do ponto de vista coletivo previsto constitucionalmente, já que uma grande parcela da sociedade ainda sofre com essa paridade.Esse sofrimento ocorre por uma série de falhas governamentais, como por exemplo a falta de transporte escolar em áreas rurais,e a ausência de materiais básicos como, livros didáticos, mesas e cadeiras para todos os alunos. Portanto,é inadmissível a ineficácia do governo em não defender as garantias básicas da população verde-amarela.

Ademais, a problemática encontra terra fértil na desigualdade social. Isso é devido ao fato de que muitos dos alunos abandonam a escola pela necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar.Além disso, inúmeros desses estudantes tem apoio e influência da família na troca da escola pelo trabalho, pois em vários desses casos, os pais também abandonaram a escola, o que fortalece a teoria de Jean-Jacques Rousseau de que o ser humano é o produto do meio em que vive. Em virtude disso, há como consequência,o desemprego, e consequentemente a pobreza,tendo em vista que o mercado de trabalho formal está cada vez mais exigente com as contratações, priorizando funcionários com nível escolar alto, além disso, há a geração de um ciclo interminável de evasão da escola dentro das famílias. Assim, essa desigualdade influi como um forte empecilho para a resolução do problema da evasão escolar.

Portanto,são necessárias medidas capazes de resolver esse imbróglio.Para isso, o Poder Executivo, por meio do Ministério da Educação deve investir na melhoria das estruturas das escolas,na compra de materiais básicos necessários para o ensino e transportes escolares.Além disso, o MEC (Ministério da Educação), por meio das mídias digitais, deve criar campanhas de conscientização em forma de vídeos curtos sobre como a evasão escolar pode afetar negativamente a vida dos estudantes que interrompem sua formação no tempo indevido, além de conscientizar as famílias de como a educação é importante e deve ser priorizada, a fim de que a evasão escolar deixe de ser um problema comum e frequente no país. Assim, será consolidada uma sociedade em que o Estado desempenha corretamente seu papel social, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progresso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#79226
Boa tarde, @Isabelaassis ,

Boa redação! Porém vale destacar alguns pequenos desvios:

Ademais, a problemática encontra terra fértil na desigualdade social. Isso é devido ao fato de que muitos dos alunos abandonam a escola pela necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar. ( O segundo período deu a entender que a problemática é exclusivamente o agravador da desigualdade social. Sugiro adicionar algum conectivo de adição, como "Isso é devido, TAMBÉM,...)
E mais, algumas palavras não foram separadas após vírgulas e pontos finais.
De resto, sua redação está ótima! Parabéns!
#79231
willoliveira escreveu:Boa tarde, @Isabelaassis ,

Boa redação! Porém vale destacar alguns pequenos desvios:

Ademais, a problemática encontra terra fértil na desigualdade social. Isso é devido ao fato de que muitos dos alunos abandonam a escola pela necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar. ( O segundo período deu a entender que a problemática é exclusivamente o agravador da desigualdade social. Sugiro adicionar algum conectivo de adição, como "Isso é devido, TAMBÉM,...)
E mais, algumas palavras não foram separadas após vírgulas e pontos finais.
De resto, sua redação está ótima! Parabéns!
Muito obrigada pela correção, vou colocar as dicas em prática!

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