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Por Cecilia12345
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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu Artigo 5, o direito a igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a desigualdade de gênero no século XXI, dificultando, deste modo, a universialização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade de poder entre homens e mulheres. Neste sentido, a ausência de mulheres nos espaços de liderança e decisão impede que haja melhorias para elas tanto no ambiente corporativo quanto na esfera pública. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violaçõa do "Contrato Social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar o patriarcado como impulsionador dessa desigualdade no Brasil. Ainda que, atualmente seja notável uma melhora referente ao machismo, essa cultura desacorde está enraizada em hábitos que vem passando de geração em geração por muito tempo em nosso país. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo, por intermédio do Ministério da Educação, crie nucléos de debates e palestras, com a finalidade de conscientizar a importancia da igualdade de gênero. Paralelamente, é imperativo que, por meio das midías de massa, haja projetos de desconstrução da mentalidade machista. Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma Jonh Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por Cecilia12345
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