Desse modo, é típico da juventude gastar boa parte de seu tempo nas redes sociais e em games. Pode- se assim, notar a negligênciação familiar quanto ao incentivo da crianção de uma rotina para leitura, como a compra de livros por parte de seus progenitores e abolir por determinado tempo o uso de aparelhos eletrônicos.
Ademais, as falhas no sistema educacional é outro fator que agrava a problemática.Pois, observa-se o mínimo investimento do governo com o apoio do Ministério da Educação voltado à destinação de livros gratuitos e no aprimoramento de bibliotecas públicas. Logo, é comum ver a leitura sendo deixada de lado após a fase do aprendizado no ensino brasileiro.
Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para amenizar essa problemática. Cabe ao Governo Federal por intermédio do Ministério da Educação, responsável pela elaboração e execução da política nacional de educação, fazer maiores investimentos nas redes escolares em prol da leitura juvenil, por meio de ampliações de bibliotecas públicas, distribuição de livros sem nenhum custo e através de comerciais incentivadores divulgados na mídia, a fim de atrair mais adolescentes para o "mundo da leitura". Ademais, os familiares responsáveis devem ainda controlar o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, por intermédio de uma rotina diária, onde o indivíduo incluirá um período de tempo para leitura, com o fito de que mais adolescentes pratiquem o hábito de ler . Somente assim, será desconstruído a ideia de que ler é um hábito chato. E desta forma, alcançará o patamar de Paulo Freire de um ato de amor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.