Em primeiro lugar, é indispensável ressaltar que a falta de apoio do Governo na situação dos indivíduos, que não sabem ler e escrever, é falha. Não obstante, a Constituição Federal de 1988, no artigo 205, deixa claro que a educação é direito de todos os brasileiros, mas essa garantia é ignorada, pois os iletrados não são encaminhados às escolas. Ademais, os governantes responsáveis por essa educação da população abnegam quando não colocam programas para atender esses problemas educacionais e isso precisa mudar.
Em segundo plano, urge apontar que os responsáveis pela educação dos brasilianos, desconhecem esse benefício. Sob esta perspectiva, o Ministério da Educação acompanha os dados de desenvolvimento do analfabetismo e procura esforços para romper com esse período improdutivo na educação, que são a falta de ensino promissor ao corpo social, entre outros problemas. Porém, ainda faltam muitas coisas a serem criadas, pois são assustadores os números de pessoas fora das escolas sem estudarem. Destarte, esse quadro precisa mudar com urgência e os responsáveis pela educação do povo, devem tomar providências para exterminar com os incultos no meio da sociedade brasileira.
Logo, para resolver o problema do analfabetismo, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério da Educação, em conjunto com o Conselho Nacional de Educação, os quais são responsáveis pela educação da sociedade, deve criar um programa, por nome "LER E ESCREVER MEU DIREITO”, e inserir dentro das escolas no sentido de que todos possam ter direito de estudar, por meio de disponibilização de recursos por parte do Governo Federal, com o intuito de mostrar a importância do saber. Assim, a população estará preparada, de modo a saber ler e escrever, e terão um futuro brilhante, transformando o seu mundo, com o aprendizado, como disse Nelson Mandela.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada