Avatar do usuário
Por Igreis
Quantidade de postagens
#116196
Visando garantir a proteção das mulheres foram inseridas políticas públicas que tentariam estabelecer um equilíbrio e equidade no mercado de trabalho. Atendendo a norma constitucional e diante do cenário de desigualdade de oportunidade entre homens e mulheres, a lei de proteção à mulher busca assegurar também os seus direitos maternos. As leis trabalhistas garantem a licença maternidade e isso infelizmente não é bem visto por muitos empregadores que sabem o risco da funcionaria necessitar se ausentar por 120 após o nascimento de seu filho e outras ausências posteriores decorrentes.
Estudos mostram que muitas mulheres são demitidas após esse período de licença maternidade sem motivo aparente, isso demonstra o quanto a sociedade ainda é preconceituosa quanto ao desempenho da mãe e também nos leva a refletir sobre a carga que é imposta a mulher. Analisando friamente é possível compreender que o empregador entende que a contratação de uma mulher pode lhe trazer prejuízos como ausência relacionada a gravidez ou relacionadas aos seus filhos. Infelizmente isso ainda ocorre pois, apesar do papel da mulher na sociedade ter mudado com o passar dos anos, ainda maioritariamente a carga da maternidade e cuidado com os filhos recaem desproporcionalmente sobre as mulheres. Leis que garantem ausência justificada de pais – homens e mulheres- para levarem seus filhos ao médico ajudam para que esse papel não fique apenas para as mães e consequentemente estabeleça um equilíbrio.
A paternidade ainda é vista como uma ajuda e não como uma obrigação pela sociedade o que acarreta numa série de fatores que tornam a mulher como uma contratação de risco, reduzindo assim seu potencial e diminuindo seu espaço no mercado de trabalho. Diante deste cenário muitas mulheres optam por empreender por conta própria não só pela dificuldade no mercado de trabalho formal, mas também para conciliar sua forma de subsistência com o fato de cuidar dos filhos.
Ademais, é notório que apenas a política de proteção a mulher no mercado de trabalho não está sendo suficiente para assegurar seus direitos maternos o que nos levam buscar outros caminhos que possam futuramente reestabelecer um equilíbrio e alterar essa perspectiva. A ampliação de creches e escolas em tempo integral para que as mães tenham com quem deixar seus filhos, políticas que assegurem maior participação paterna na maternidade e programas de reinserção da mulher no mercado de trabalho são medidas que podem ser adotadas a fim de mudar a realidade atual.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
261 Exibições
por jocenildo
0 Respostas 
215 Exibições
por helooooisa
5 Respostas 
396 Exibições
por Sabina
0 Respostas 
90 Exibições
por vina
0 Respostas 
86 Exibições
por vina
0 Respostas 
71 Exibições
por vina
0 Respostas 
64 Exibições
por Wendel008
0 Respostas 
200 Exibições
por Maria7Clara
0 Respostas 
157 Exibições
por mariacla1243
6 Respostas 
819 Exibições
por carlaburi02

O filme Pequena Miss Sunshine levanta uma critica […]

"O saber fornece meios para alterar o pan[…]

JoaoPedro72 Wesley529 Ana20rosa isas522 […]

A declaração Universal dos direitos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM