Avatar do usuário
Por girafa2104
Quantidade de postagens
#129817
O conceito de cidadania, que remonta às antigas polias-gregas, relaciona-se com o conjunto de direitos e deveres que um indivíduo goza ao pertencer a determinado Estado. Lamentavelmente, ainda hoje, pessoas de baixa renda vivem uma situação de exclusão digital, o que dificulta o acesso à cidadania por parte desse grupo populacional. Com efeito, é imprescindível um debate e a proposição de soluções a essa problemática existente no Brasil, tendo em vista suas causas de ordem estatal e social.
Primordialmente, é importante destacar a insuficiente ação do Estado perante o problema. Nesse sentido, segundo o filósofo renascentista Nicolau Maquiavel, o principal objetivo do governante reside na manutenção do poder - e não na promoção do bem comum. A reflexão do pensador ecoa no analfabetismo digital, na medida em que esses indivíduos não tem considerável representação no pleito eleitoral e são uma minoria invisível à maior parte desse corpo social. Por conseguinte, escassas medidas são efetuadas pelos governantes para que a alfabetização digital venha se matizar, já que tais ações não lhe garantiriam um aumento considerável no número de votos em futuras eleições e consequentemente, pouco auxiliaria na manutenção do poder destes políticos, confirmando a reflexão que Maquiavel trouxe ainda no renascimento.
Ademais, é válido salientar a omissão social diante dessa realidade. Nesse âmbito, a filósofa Hanna Arendt, em sua teoria de "Banalidade do mal", sustenta que a sociedade se cala perante determinados problemas sociais, o que acaba por naturalizar situações problemáticas. Sob esse viés, é notório a incidência do pensamento de Arendt na situação das pessoas de baixa renda, já que a minoria da sociedade enxerga a exclusão digital dessa minoria como algo banal e de pouca importância, com escassas discussões acerca desse tema no cotidiano. Com isso, há poucas pressão social do governo para mudança desse paradigma e, segundo a linha filosófica de Arendt verifica-se a banalização do mal sofrido por esses cidadãos.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, para o fim da problemática de exclusão digital, além de campanhas de conscientização à sociedade, o Estado deve investir em infraestruturas de acesso em regiões menos desenvolvidas, os quais devem seguir o Índice de Acesso Digital ( IAD) - que mede a capacidade global dos cidadãos para acesso digital. Tal verba pode ser angariada com redirecionamento de recursos, por exemplo, do Fundo Eleitoral para esse projeto, a fim de que a acessibilidade e o acesso á cidadania estejam em leno alcance de todos os brasileiros.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
116 Exibições
por majucunha
0 Respostas 
80 Exibições
por Luizx
0 Respostas 
82 Exibições
por LeCorrea
1 Respostas 
452 Exibições
por FernandaCSo
0 Respostas 
109 Exibições
por Sarita
0 Respostas 
137 Exibições
por Isadora1212
Desafios para inclusão digital
por 123itauana    - In: Outros temas
0 Respostas 
243 Exibições
por 123itauana
0 Respostas 
69 Exibições
por laurasar
os desafios para inclusão digital dos idosos
por staray    - In: Outros temas
1 Respostas 
76 Exibições
por staray
A Inclusão digital de idosos Brasileiros
por Veronica1234    - In: Outros temas
0 Respostas 
133 Exibições
por Veronica1234

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Na obra "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM