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Por pqjjams
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#79061
Em 1987, foi definido que 1° de dezembro passaria a servir como "Dia mundial da luta contra a AIDS", com o objetivo de relembrar a importância da conscientização e do tratamento da doença. Dados mostram que no últimos anos ocorreu uma significativa queda na contaminação e na quantidade de mortes pelo HIV no Brasil, oque se deve à ações feitas pelo SUS (Sistema único de saúde) e pelo crescimento da procura pelo diagnóstico da enfermidade. Infelizmente um fator que não diminuiu, foi o preconceito com cidadãos que testaram positivo, inclusive por familiares. A falta de conforto e de empatia com essas pessoas tem a capacidade de levar o desenvolvimento de doenças psicológicas graves como depressão e o transtorno de ansiedade, que podem acabar acarretando o suicídio do indivíduo.
É indispensável que se tenha uma base antes de ter uma conclusão formada sobre determinado assunto. A procura por informações e fatos científicos deve ser feita para que não haja precipitações e que não se propague a desinformação que poderá transformar-se em preconceito.
Também há a preocupação de que pessoas com suspeitas de contaminação com o vírus, procurem fazer os testes de HIV para que possa ser comprovado ou não a presença do patogênico e se o mesmo for identificado deverá ser iniciado quanto antes o devido tratamento para que as chances de sobrevivência do paciente possam aumentar consideravelmente.
Logo percebesse a importância de continuar dando-se atenção a esse tema e de conscientizar cada vez mais pessoas. Para isso o Ministério da Educação deve apresentar e colocar em prática ideias de campanhas em escolas trazendo assim a informação necessária para adolescentes e, também, em parceria com o Ministério da Saúde disponibilizar a devida assistência para quem dela necessitar. A mídia também deve aumentar sua grade de notícias a respeito de tratamentos e ajudas contra a doença, além de trazer profissionais que possam proferir sobre o assunto. Com o esforço da sociedade os números da doença tendem a continuar caindo ao longo dos próximos anos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#79761
Olá @pqjjams. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo/construção ou remova-o do texto
7Comentário


Em 1987, foi definido que 1° de dezembro passaria a servir como "Dia mundial da luta contra a AIDS", com o objetivo de relembrar a importância da conscientização e do tratamento da doença. 7Dados mostram que no últimos anos ocorreu uma significativa queda na contaminação e na quantidade de mortes pelo HIV no Brasil, oque se deve à ações feitas pelo SUS 2(Sistema único de saúde) e pelo crescimento da procura pelo diagnóstico da enfermidade. Infelizmente3 um fator que não diminuiu,3 foi o preconceito com cidadãos que testaram positivo, inclusive por familiares. A falta de conforto e de empatia com essas pessoas tem a capacidade de levar o desenvolvimento de doenças psicológicas graves como depressão e o transtorno de ansiedade, que podem acabar acarretando o suicídio do indivíduo.

➤ Recomendo utilizar apenas 3 períodos na sua introdução. Uma construção muito carregada pode confundir o corretor
➤ Ao introduzir dados, sempre cite a fonte, para que o seu repertório seja legitimado
❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


É indispensável que se tenha uma base antes de ter uma conclusão formada sobre determinado assunto. A procura por informações e fatos científicos deve ser feita para que não haja precipitações e que não se propague a desinformação que poderá transformar-se em preconceito.

❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Também há 6a preocupação de que pessoas com suspeitas de contaminação com o vírus, 3 procurem fazer os testes de HIV para que possa ser comprovado ou não a presença do patogênico e se o mesmo for identificado deverá ser iniciado quanto antes o devido tratamento para que as chances de sobrevivência do paciente possam aumentar consideravelmente.

➤ Apesar de ter citado, na introdução, a ocorrência de transtornos mentais em pessoas afetadas pelo preconceito, você não menciona isso no restante do texto, o que é uma falha grave de planejamento
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Finalização:
Estrutura inadequada para redação ENEM


Logo3 2percebesse a importância de continuar dando-se atenção a esse tema e de conscientizar cada vez mais pessoas. Para isso3 o Ministério da Educação deve apresentar e colocar em prática ideias de campanhas em escolas3 trazendo assim a informação necessária para adolescentes e, também, em parceria com o Ministério da Saúde3 disponibilizar a devida assistência para quem dela necessitar. A mídia também deve aumentar sua grade de notícias a respeito de tratamentos e ajudas contra a doença, além de trazer profissionais que possam proferir sobre o assunto. Com o esforço da sociedade3 os números da doença tendem a continuar caindo ao longo dos próximos anos.

❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
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