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#39526
Desde o século XVlll a revolução industrial influenciou massivamente o consumismo, consequentemente , com esta inovação houve o aumento de poluentes e sujeira nas cidades. Nesse contexto, faz-se necessário providenciar caminhos para a recuperação ambiental. Por isso, é relevante combater esta adversidade que se encontra tanto no silenciamento quanto na ineficácia midiática.

Primeiramente, é primordial salientar que, a falta de debate é uma causa latente da problemática. Sob a premissa do filósofo Habermas: " A linguagem é uma verdadeira forma de ação ". Seguindo esse raciocínio, é nítido que grande parte da população não dialogam sobre os melhores meios de proteção do meio ambiente e com isso a natureza é degradada com as altas quantidades de lixo e, lamentavelmente, afeta todas as populações globais, é perceptível falta de educação no currículo escolar. Dessa forma, é importante mudanças estatais para reverter tal conjuntura.

Em segundo plano, outro desafio a ser encontrado está na falha da mídia. Segundo Betinho, sociólogo brasileiro: " Só a participação cidadã é capaz de mudar o país " . Sob essa lógica, é inaceitável a ausência rigorosa midiática das catástrofes ambientais, pois torna-se insubstituível a disseminação de informações dos prejuízos como rios poluídos , destruição da camada de ozônio entre outros. Logo, as nações precisam unirem-se na luta da recuperação ambiental, é imprescindível expandir intensamente os danos ocasionados para o apoio das pessoas.

Portanto, é preciso revolver esse impasse. Assim, urge que o as escolas criem uma semana de rodas de conversas por meio da participação de engenheiros ambientais. Tal ação deve ser aberta à toda comunidade e acompanhar material impresso com as trajetórias para a preservação do meio ambiente - como colocar os lixos nos locais adequados - não apenas isso mas Governo também carece expandir as formas de cuidados na televisão e nas redes sociais a fim de concientizar o público. Somente com a união das populações dos diversos países as sociedades poderam, enfim, transformar o mundo em um lugar habitável com a proteção da natureza.


@Andree

Olhei algumas de suas correções e gostaria que corrigisse minha a redação. :D
Poderia ?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#39781
Cheguei,@Lamounier!! Boa noite, tá tudo bem com você? Vou olhar agora sua redação, vamos lá? ;)

Tema: CAMINHOS PARA A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DO PLANETA.

INTRODUÇÃO:
Desde o século XVlll a Revolução Industrial influenciou massivamente o consumismo, consequentemente , com esta inovação houve o aumento de poluentes e sujeiras nas cidades. Nesse contexto, faz-se necessário providenciar caminhos para a recuperação ambiental. Por isso [1] ,é relevante combater esta adversidade que se encontra tanto no silenciamento social [2] quanto na ineficácia midiática.

Comentários:
[1] seria legal ao invés desse "por isso" um "diante disso"
[2] perante uma leitura prévia da sua redação percebo que seu primeiro desenvolvimento fala do silenciamento, mas de acordo com sua tese, é entendido como se fosse o silenciamento da mídia, sendo que é o social, então faltou especificar né.


DESENVOLVIMENTO 1:
Primeiramente, é primordial salientar que, a falta de debate é uma causa latente da problemática. Sob a premissa do filósofo Habermas: " A linguagem é uma verdadeira forma de ação ". Seguindo esse raciocínio, é nítido [1] que grande parte da população não dialogam sobre os melhores meios de proteção do meio ambiente e com isso a natureza é degradada com as altas quantidades de lixo e, lamentavelmente, afeta todas as populações globais, é perceptível falta de educação no currículo escolar [2]. Dessa forma, é importante são importantes [3] mudanças estatais para reverter tal conjuntura.

Comentários:
[1] um "nota-se" cairia melhor aqui, visto que você não está expondo nenhuma informação que me mostre que isso tá sendo nítido, um dado estatístico por exemplo, pediria esse termo.
[2] não entendi, isso ficou sem nexo aí. Fora ele, você apresenta uma boa estrutura e argurmentação, contudo, poderia ter aproveitado melhor esse espaço que ficou sem sentido para agregar mais alguma informação
[3] erro de concordância
.

DESENVOLVIMENTO 2:
Em segundo plano, outro desafio a ser encontrado está na falha da mídia. Segundo Betinho, sociólogo brasileiro: " Só a participação cidadã é capaz de mudar o país " . Sob essa lógica, é inaceitável a ausência rigorosa midiática das catástrofes ambientais, pois torna-se insubstituível a disseminação de informações dos prejuízos como rios poluídos , destruição da camada de ozônio, entre outros (..) [1]. Logo, as nações precisam unirem-se na luta da recuperação ambiental, é imprescindível expandir intensamente os danos ocasionados para o apoio das pessoas.

Comentários:
[1] poderia ter concluído a linha de pensamento e fechado com um "para uma maior recuperação ambiental.." eu vejo que logo depois você fala, contudo, é em um outro período, para uma leitura mais fluida seria melhor se tivesse organizado em dizer antes e fechado somente dizendo que é necessário espandir e talls..
.No todo esse parágrafo está bom estruturalmente também, parabéns.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Portanto, é preciso revolver esse impasse. Assim, urge que o as escolas (AGENTE) criem uma semana de rodas de conversas (AÇÃO) por meio da participação de engenheiros ambientais (MEIO). Tal ação deve ser aberta à toda comunidade e acompanhar material impresso com as trajetórias para a preservação do meio ambiente - como colocar os lixos nos locais adequados - (DETALHAMENTO DA AÇÃO) não apenas isso, mas o Governo (AGENTE 2) também carece expandir as formas de cuidados (Cuidados com oque?) na televisão e nas redes sociais, a fim de concientizar conscientizar o público ( AÇÃO 2+FINALIDADE). Somente com a união das populações dos diversos países, as sociedades poderam, enfim, transformar o mundo em um lugar habitável com a proteção da natureza.

Comentários: Você apresenta duas propostas de intervenções, na primeira faltou a finalidade e a segunda o meio e detalhamento, vou considerar a que estiver mais completa. Se você tivesse dito no final dessa sua finalidade da sua segunda ação que "têm-se o objetivo com essas duas ações conscientizar o público" aí sim, seria aceitável, bobeou nisso :( poxa gostei tanto das suas propostas, que até dói não dá 200, pois elas estão tão condizentes com o seus parágrafos. Mas enfim, toma cuidado com isso no seu próximo texto, tá?

Comentários finais: você tem uma boa base do modelo redação Enem, está próxima da nota mil, atente-se a esses errinhos que citei que é só sucesso :lol: .

É isso, espero ter contribuído de alguma forma para seu avanço, com toda certeza aguardo novos textos ;)

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