É oportuno, a princípio, salientar sobre a agressividade dos condutores de veículos. Nesse sentido, é comum que tais pessoas ajam em situações estressantes no tráfego – como em uma batida de carro – de maneira violenta, por não pensarem racionalmente. Tal comportamento é fruto da falta de controle próprio, pois, no impulso do momento, o indivíduo prioriza mais as emoções do que a razão. Esse fato explica a crescente quantidade de mortes no trânsito devido a brigas, em média 5 pessoas por hora, como divulgado pelo Ministério da Saúde. Desse modo, por causa das ações agressivas dos motoristas, é gerado um cenário de grande violência, que impede uma cultura de paz nas estradas.
Ademais, é valido frisar que as advertências para os infratores no tráfego, muita das vezes, são pouco eficazes. Essa conjuntura pode ser vista no caso de atropelamento de Isabela Cristina e Adriano Francisco, que vieram a óbito devido à irresponsabilidade do culpado – o mesmo estava embriagado. Tal motorista já colecionava mais de 25 multas em sua CNH e mesmo assim podia dirigir. Infelizmente esse cenário é comum no Brasil, pois as punições não são rígidas o suficiente, permitindo que dirigentes violem os direitos dos outros cidadãos por conseguirem, “pelo jeitinho brasileiro”, ficar impunes em relação a suas infrações. Logo, é inadmissível que essa quadro perdure.
Nota-se, portanto, a urgência de findar essa problemática. Por isso, as ONGs – entidades privadas sem fins lucrativos – deve, com o auxílio das mídias, conscientizar os condutores de automóveis em relação as suas condutas no trânsito. Isso acontecerá por meio de oficinas e palestras que terão o intuito de mostrar a forma de agir em determinadas situações, priorizando sempre o diálogo, e assim, proporcionando uma cultura de paz. Além disso, a Secretaria Nacional de Trânsito deve se organizar para aplicar penalidades rígidas que sejam eficazes e aplicáveis, tudo isso com intuito de desestimular comportamentos de risco no tráfego, e, consequentemente, assegurar os direitos de cada transeunte e motorista.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.