Avatar do usuário
Por PedroAlex
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#126725
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual, paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a uma luta para a cultura de paz e direitos humanos no trânsito representa um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto, deve-se analisar como a negligência estatal e a insuficiência legislativa impulsionam tal problemática, com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante nos conflitos incansáveis em relação ao trânsito no Brasil. De acordo com o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia os indivíduos que intensificam as discordâncias nas vias . Dessa forma, enquanto a máquina pública negligenciar suas responsabilidades, o problema perdurará e os direitos dos cidadãos continuarão a ser mutilados de forma sistemática.

Ressalta-se, ademais, que a insuficiência legislativa potencializa esse cenário. Nesse viés, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, em sua escrita "O que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Diante de tal exposto, com frequência, observa-se que tais normativos não são adequadamente executados, tal qual falar no celular até mesmo parado no farol, ultrapassar carros em cortejos e dirigir com objetos no colo . Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas no que tange à reversão desse contexto, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater a insuficiência legislativa, visto que é uma das causas fundamentais do problema.

Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, cabe ao Estado - em sua função de promotor do bem-estar social, Propõe-se fortalecer o contingente de agentes de trânsito, a fim de intensificar a fiscalização sobre os cidadãos, assegurando que estes estejam aderindo adequadamente às normas estabelecidas no âmbito das leis de trânsito. Mediante a sugerir a implementação de estratégias abrangentes, como o aumento do número de patrulhas de trânsito, a realização de operações específicas em locais estratégicos, a aplicação de tecnologias de vigilância avançadas e a intensificação de programas educativos voltados para a conscientização do cumprimento das leis de trânsito. Além disso, é fundamental promover parcerias colaborativas com órgãos governamentais pertinentes e a sociedade civil, visando um esforço conjunto na promoção da segurança viária. Tal ação terá como finalidade de garantir paz no trânsito. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, poderemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Eduard0brrs
Quantidade de postagens
#127024
Sooofll escreveu:@Eduard0brrs, Com toda certeza, Eduardo. Sua redação está muito boa.
Obrigado! Estava com medo de ter tangenciado, outra pessoa tinha corrigido e tinha colocado 660, por ser minha primeira vez até achei mediano, mas tava esperando mais.
0
Avatar do usuário
Por Sooofll
Quantidade de postagens Amigos
#127025
@Eduard0brrs, Creio que tenha comentado no lugar errado kkkkkkkkkk

Continue a nadar, continue a nadar....
1
Avatar do usuário
Por Eduard0brrs
Quantidade de postagens
#127026
Sooofll escreveu:@Eduard0brrs, Creio que tenha comentado no lugar errado kkkkkkkkkk
Realmente! 🤦🏻‍♂️
Aprendendo a manusear o site ainda.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
2054 Exibições
por analarrisa72
0 Respostas 
412 Exibições
por Joenem4567
5 Respostas 
656 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
138 Exibições
por gilmara2
0 Respostas 
151 Exibições
por demasdelas
1 Respostas 
110 Exibições
por Lica099
0 Respostas 
89 Exibições
por Alessandraaf
3 Respostas 
161 Exibições
por caio452
3 Respostas 
1826 Exibições
por FlorDeRub1
6 Respostas 
814 Exibições
por carlaburi02

Maxy Sooofll yagorodoli JoaoPedro72

Utilize o número do artigo, ao invés[…]

Texto corrigido: Segundo o educador brasileiro Pa[…]

Redação Corrigida: A vergonha e o p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM