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Por Mihsantos
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A constituição do Brasil determina que todos possuem direitos iguais. Conquanto, ao analisar os caminhos para a diminuição da pobreza, nota-se o descumprimento desse princípio constitucional. Isso ocorre devido a negligência estatal e a ineficiência legislativa, aspectos que evidênciam a urgência de descutir o tema.

Nesse cenário, evidencia-se o descaso governamental ao que se tange a pobreza no Brasil. Segundo o filósofo Karl Marx, em sua teoria do "Silenciamento dos Discursos", alguns temas são omitidos da sociedade a fim de ocultar as malezas sociais. Sob esse viés, no âmbito brasileiro a pobreza é um assunto que não deve ser silenciado. Desse modo, devido a carência de visibilidade dada a minoria, a problemática se mantém no Brasil.

Ademais, consta-se a ineficiência legislativa como uma das razões pela qual o problema persiste. Diantes disso, o pensador Thomas Hobbes em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que garantam o progresso do corpo social. Entretanto, ainda que existem leis que beneficiam os cidadãos que se encontram em situações de vulnerabilidade, tais como o auxílio Brasil, grande parte da população encontra-se precária devido a falta de eficiência dos princípios legislativos.

Portanto, torna-se necessário combater a pobreza no Brasil. Dessa forma, cabe ao Estado - enquanto garantidor dos direitos fundamentais - não só criar programas que beneficiem os cidadãos, como também informar por meio da mídia a exemplo da TV, a importância da conscientização social a cerca da pobreza. Tais ações possuem o intuito de minimizar a problemática e converter as normas constitucionais para a realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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