Dessa forma, em primeira análise, a falta de um desenvolvimento educacional em coloque em pauta as drogas como um problema, é um dos desafios para controlá-las. Djamila Ribeiro, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Todavia, ainda existe um "tabu" quando o assunto faz referência as drogas, visto que, esse tema é pouco discutido em mídias sociais e âmbitos escolares, gerando uma desinformação a população, inclusive aos jovens. Logo, urge que tal problemática seja retirada da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Outrossim, a falta de investimentos governamentais é um entrave no que tange ao problema. Para Albert Einstein, a paz não pode ser obtida pela força, mas sim pela concórdia. Tal constatação é nítida nos desafios e caminhos no controle às drogas no Brasil, uma vez que as pessoas usuárias de entorpecentes, por exemplo, não possuem estratégias nem ajuda para abolir esse hábito extremamente prejudicial à saúde. Assim, inverter a lógica de Albert Einstein e aplicar investimentos que possam diminuir o uso e o tráfico de drogas são ações que precisam ser realizadas com urgência.
Depreende-se, portanto, a necessidade de intervir sobre a questão. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação investir em informações sobre os dados causados pelo uso de entorpecentes, por meio das escolas, a fim de acrescentar conhecimento aos jovens, para que possam obter uma formação educacional eficiente. Tal ação, pode ainda ser divulgada na mídia para alcançar um maior número de pessoas e finalmente, quebrar o "tabu". Paralelamente, o Estado deve proporcionar métodos e estratégias que possam ajudar os já usuários e auxiliar os que caminham para o mundo das drogas, a fim de preservar a saúde de toda uma sociedade. Dessa maneira, os direitos propostos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, será aplicada de forma eficiente para todos os cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada