Diante desse cenário, é preciso apontar a indiferença governamental como fator de manutenção para o estereótipo ideal de beleza. Nesse contexto, o sociólogo Zigmunt Bauman desenvolveu o conceito de Instituições Zumbis, no qual as instituições se fazem presentes, porém inoperantes, pois que não cumprem suas funções sociais. Assim, arriscando a saúde da população, se faz cego para o crescimento dos distúrbios de imagem que assolam a sociedade brasileira de forma cruel.
A esse respeito, é crucial acrescentar como a inércia educacional colabora em prolongar a procura pelo corpo indefectível. Nesse viés, Paulo Freire_ exímio pedagogo_ defendia que a metodologia vigente é bancária e não estimula o senso crítico. Assim fazendo, não permite ao indivíduo refletir que sua visão retrógrada sobre a problemática, se torna um grave empecilho para a melhora do quadro social insatisfatorio atual. Uma vez que essa busca da perfeição irreal, apenas gera uma baixa autoestima capaz de tornar doenças sérias como bulimia, anorexia, depressão e mesmo levar ao suicídio. Contudo, é paradoxal que as instituições de ensino, em sua função educadora, não se movam para conscientizar a respeito de importante mazela.
Portanto, para controlar a insana busca por padrões de beleza idealizados, o Ministério da Saúde junto ao Ministério da Educação, devem promover, com urgência, tratamento e minicursos, como palestras gratuitas, atendimento médico e campanhas, com a finalidade de conscientizar e tratar as consequências negativas desse hábito cultural. Desse modo, evitando acontecimentos trágicos e exercitando sua função social, deixando de se encaixar no conceito zumbi de Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada