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Por VictorVieira
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O ''bullying'' é uma das principais causas de suicídio. Esse tipo de violência geralmente têm suas principais ocorrências nas escolas. Essas agressões estão presentes em todo o mundo, e no Brasil, isso não é diferente. A prática em questão causa diversos problemas neurológicos às suas vítimas, podendo acarretar em depressão, ansiedade e demais danos psicológicos. Além disso, muitos casos como esse também contam com ataques físicos que causam diversos hematomas e machucados nos tingidos. Portanto, isso deve ser levado a sério.
Todos aqueles que sofrem com ''bullying'' devem receber a devida atenção, já que muitos acabam por sofrer com diversos de traumas psicológicos e, isso pode acabar prejudicando o desempenho escolar, com muitos dos alunos não querendo ir à escola, por medo de continuarem sendo atacados, humilhados ou ridicularizados. Vários acabam por necessitar de um acompanhamento terapêutico e psicológico com especialistas e profissionais da área. A saúde mental acaba prejudicada de diversas maneiras e o quadro tende a piorar caso nada seja feito.
Contudo, a atenção não deve ser dada apenas aos que sofrem com o ''bullying'', mas também aos que o praticam. Muitos dos agressores, no fundo são pessoas inseguras, que usam de intimidação para ''diminuírem'' outras pessoas e se livrarem de seus medos, receios e inseguranças. Essas pessoas devem ser orientadas e disciplinadas para que não venham a porventura cometer tais ações novamente. Trazer apenas uma punição pelas agressões realizadas é insuficiente, pois é preciso uma ação disciplinar com o objetivo de evitar que o indivíduo responsável pela violência não volte a praticar tais atos.
Portanto, é importante que o Governo, junto ao Ministério da Educação, crie projetos de aulas direcionadas à orientar os alunos a não praticarem bullying, formando profissionais especializados nessa área, que informem as consequências que tais práticas violentas podem acarretar em suas vítimas, conscientizando os alunos de que não devem agir de tal maneira. O apoio das escolas e das famílias também se torna essencial para que a sociedade possa se ver livre de atitudes como essa em suas escolas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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